Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/12/2006 06:05

Contran regulamenta uso de engates para reboque

Dentro de dois meses, todas as montadoras de veículos no Brasil vão ter que informar se o engate de reboque pode ser instalado em um carro e quantos quilos ele está autorizado a carregar. A regra, estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), tem por objetivo reduzir o número de acidentes provocados pelo uso de engates.

A peça, que era utilizada como engate de reboque, passou a ser acessório de decoração ou proteção em caso de batidas. Para evitar o uso indevido do equipamento, o Contran determinou uma série de regras que devem ser seguidas por usuários e por fabricantes, tanto de engate quanto de veículos.
Fabricantes de automóveis e de empresas que instalam o equipamento terão que definir o melhor local onde o engate pode ser instalado, afixar corrente de segurança para evitar que o reboque se solte do veículo e instalar iluminação adequada.

Para o diretor do Departamento Nacional de Transito (Denatram), Alfredo Peres da Silva, as novas regras vão trazer mais segurança para o trânsito. “O consumidor vai ter uma noção exata do que ele está comprando e instalando. Daqui pra frente, haverá um credenciamento das empresas fabricantes de engate, junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), onde vai ficar comprovado se ela têm condições técnicas para produzir um engate para tracionar certo tipo de reboque e estabelecer normas para sua instalação."

O motorista que já possui engate de reboque em seu carro que não esteja obedecendo as normas terá 180 dias para retirar o acessório. Caso contrário, estará sujeito a multa. A infração será considerada grave, o que prevê uma multa de R$ 127, 69, cinco ponto da carteira de habilitação e a retenção do veículo para regularização. A resolução completa e os prazos para adequação estão disponíveis na página do Denatran na internet, pelo endereço www.denatran.gov.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)