Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Contran regulamenta uso de engates para reboque

28 de dezembro de 2006 - 06:05

Dentro de dois meses, todas as montadoras de veículos no Brasil vão ter que informar se o engate de reboque pode ser instalado em um carro e quantos quilos ele está autorizado a carregar. A regra, estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), tem por objetivo reduzir o número de acidentes provocados pelo uso de engates.

A peça, que era utilizada como engate de reboque, passou a ser acessório de decoração ou proteção em caso de batidas. Para evitar o uso indevido do equipamento, o Contran determinou uma série de regras que devem ser seguidas por usuários e por fabricantes, tanto de engate quanto de veículos.
Fabricantes de automóveis e de empresas que instalam o equipamento terão que definir o melhor local onde o engate pode ser instalado, afixar corrente de segurança para evitar que o reboque se solte do veículo e instalar iluminação adequada.

Para o diretor do Departamento Nacional de Transito (Denatram), Alfredo Peres da Silva, as novas regras vão trazer mais segurança para o trânsito. “O consumidor vai ter uma noção exata do que ele está comprando e instalando. Daqui pra frente, haverá um credenciamento das empresas fabricantes de engate, junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), onde vai ficar comprovado se ela têm condições técnicas para produzir um engate para tracionar certo tipo de reboque e estabelecer normas para sua instalação."

O motorista que já possui engate de reboque em seu carro que não esteja obedecendo as normas terá 180 dias para retirar o acessório. Caso contrário, estará sujeito a multa. A infração será considerada grave, o que prevê uma multa de R$ 127, 69, cinco ponto da carteira de habilitação e a retenção do veículo para regularização. A resolução completa e os prazos para adequação estão disponíveis na página do Denatran na internet, pelo endereço www.denatran.gov.br

SIGA-NOS NO Google News