Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Contran proíbe uso de pneus recauchutados em motos

Daniel L'acosta/ABr - 11 de janeiro de 2006 - 12:08

Para aumentar a segurança nas ruas, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proibiu o uso de pneus recapados ou recauchutados em veículos de duas e três rodas. A resolução 158 do Contran entrou em vigor no começo do ano e o motociclista que for pego circulando em sua moto com esses pneus terá de pagar multa no valor de R$ 127,69. Além disso, ele perde cinco pontos na carteira de habilitação e o veículo fica retido para regularização. A lei também vale para veículos de três rodas, os chamados triciclos.

De acordo com o presidente do Contran, Alfredo Peres da Silva, a medida é mais um item de segurança para diminuir o número de acidentes envolvendo motociclistas. "A idéia do governo foi não agregar nenhum novo fator de risco nesta atividade. A preocupação central do governo é em preservar a vida dos motociclistas", explica Silva.

A diferença de preço entre um pneu novo e um recuperado pode chegar a até 50%. Para o motoboy Edson Ferreira, que trabalha 8 horas por dia rodando pelas ruas de Brasília, o barato pode sair caro e, neste caso, correr riscos não compensa. "Eu acho que a economia não se justifica. Quem me garante que um pneu recuperado me dá mais segurança que um pneu novo. Na dúvida, eu prefiro rodar com pneus novos", diz Edson.

Segundo o Contran, por ano, circulam no país cerca de 7 milhões de motocicletas. O Brasil registra 1,5 milhão de acidentes de trânsito por ano. Esses acidentes provocam a morte de 34 mil pessoas e deixam outras 400 mil feridas. O índice representa uma média de 80 mortes e mil pessoas feridas por dia.

SIGA-NOS NO Google News