Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Contrabando torna aftosa na Bolívia preocupante

Agrolink - 01 de fevereiro de 2007 - 10:18

O presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, avaliou que a confirmação de febre aftosa na Bolívia "é uma grande preocupação para o Brasil". Segundo ele "o comércio formal é pequeno. O problema é o contrabando. Muita gente ainda quer lucrar com o comércio ilegal", afirmou ele.

O foco interrompe um período de três anos e meio sem registro da doença na Bolívia, país que fatura US$ 10 milhões por ano com a exportação de carnes. Para evitar que rebanhos infectados cruzem a fronteira do Brasil, o Ministério da Agricultura suspendeu as importações de animais vivos, seus produtos e subprodutos fornecidos pela Bolívia.

Diante do ocorrido, Nogueira disse que a Bolívia precisa ser incluída no Programa de Ação Mercosul Livre de Febre Aftosa, que foi aprovado pelos presidentes dos países do bloco durante reunião do Conselho do Mercado Comum do Mercosul realizada na semana retrasada no Rio de Janeiro.

Para executar as ações do programa, serão destinados US$ 16,3 milhões vindos do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). O orçamento será aplicado no aperfeiçoamento da situação sanitária regional e das áreas de fronteira, melhorando as condições de comercialização para os animais e produtos agropecuários.

Entre as principais ações do programa destacam-se intervenções nas áreas com histórico de persistência de febre aftosa e com debilidades estruturais, como a zona nordeste do Paraguai e estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, além de áreas de risco desconhecido para a febre aftosa, na Amazônia e Nordeste do Brasil, com estrutura sanitária em desenvolvimento.

SIGA-NOS NO Google News