Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/08/2004 16:19

Conteúdo de aula está distante da realidade,dizem alunos

APn

Dos estudantes da rede pública de ensino que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ano passado, apenas 18% consideram o conteúdo ministrado em sala como bom a excelente e adequado à realidade.

Os dados fazem parte do Relatório de Desempenho e Perfil Socioeconômico dos Alunos da Rede Pública, divulgado hoje pelo Inep ( (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Do total de estudantes, 56,5% consideram a qualidade desse conteúdo entre regular e bom e 24,2% a classificam como insuficiente e regular.

Com relação à segurança nas escolas, somente 19,4% consideram esse item (policiamento, iluminação, por exemplo) como bom a excelente, enquanto 44,8% opinam que ele está entre regular e bom e 35,8% entre insuficiente e regular. Dos 1.322.644 participantes do Enem 2003, quase 70%, ou seja, mais de 900 mil, cursaram todo o ensino médio na rede pública.

Quanto a equipamentos eletroeletrônicos e de comunicação, 51% dos alunos não possuem telefone celular, 82% não têm acesso à internet, 93% não têm acesso à TV por assinatura e 76% não possuem computador em casa. Ainda segundo o relatório, cerca de 60% dos estudantes das escolas públicas tiveram acesso a cursos de informática extra-escolar.

Boa parte dos estudantes declarou que não teve oportunidade de estudar uma língua estrangeira ou freqüentar um cursinho pré-vestibular. A maioria declarou ler, pelo menos de vez em quanto, jornais, livros de ficção e romance, revistas de informação e de humor ou quadrinhos.

Por meio desse levantamento, os estudantes avaliaram também as escolas onde cursaram o ensino médio. As críticas principais são em relação à insuficiência ou más condições dos equipamentos de informática, de laboratórios, do ensino de língua estrangeira, de atividades extra-classe e esportivas. Com relação à avaliação dos professores, esses foram considerados distantes e pouco envolvidos com a turma, embora os estudantes tenham dito também que eles apresentam autoridade, firmeza e dedicação, em sala de aula, no tocante a transmitir os conteúdos. Outros problemas relatados referem-se aos relacionamentos entre colegas, às dificuldades vividas em família, à pouca atenção dada a questões como as drogas.

Inep-MEC

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)