Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Contas:Candidatos têm até amanhã para entregar prestação

05 de setembro de 2008 - 09:43

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) voltou a alertar nesta manhã de sexta-feira (dia 5), que os candidatos a prefeito e a vereador, bem como os comitês financeiros das legendas, têm até as 19 horas deste sábado (dia 6) para entregar aos cartórios e zonas eleitorais a segunda parte da prestação de contas parciais de suas campanhas. Esta é a última parcial a ser divulgada até as eleições.

Nesta parcial, os comitês financeiros devem apresentar os valores arrecadados, a origem das receitas - se vêm de doações de pessoas físicas ou jurídicas, por exemplo -, e a relação de gastos com a campanha até o momento.

Os eleitores podem acessar as informações pelo site do TSE, já a partir das 19 horas deste sábado. No entanto, o TSE alerta que a maioria das informações só estará disponível a partir da próxima segunda-feira (dia 8), devido ao grande volume de dados.

A primeira prestação de contas parcial foi feita até o dia 6 de agosto, e divulgada pelo TSE com uma semana de atraso, graças a uma sobrecarga de dados. Além disso, uma falha no sistema operacional do site do TSE gerou erros na divulgação da prestação de contas parciais.

Devido ao erro - corrigido no mesmo dia -, alguns relatórios com as receitas e despesas dos candidatos teriam sido atribuídos a outros concorrentes e comitês, gerando confusões na divulgação. Para evitar que o problema se repita, o TSE adotou um novo sistema, que deverá inserir os dados gradualmente, após checagem prévia.

Após o primeiro turno - que acontece no dia 5 de outubro - os candidatos terão mais 30 dias para apresentar seus relatórios financeiros completos à Justiça Eleitoral.

Para as cidades que têm segundo turno, os candidatos terão até o dia 25 de novembro para apresentar a última prestação definitiva de contas.

Caso os candidatos eleitos não tenham suas contas definitivas aprovadas, serão impedidos de assumir os cargos.

SIGA-NOS NO Google News