Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Consumo de peixes tem aumentado no Brasil

Aline Beckestein / ABr - 20 de setembro de 2005 - 15:57

O Ministro da Secretaria de Aqüicultura e Pesca, José Fritsch, disse que o consumo médio de peixe no país tem aumentado. Há dois anos, o brasileiro consumia cerca de 6,8 quilos por ano, atualmente este consumo está em oito quilos por habitante. "Apesar do aumento, ainda estamos abaixo da média mundial que é de 15 quilos e da recomendada pela Organização Mundial de Saúde, de 12 quilos por ano", afirmou.

Fritsch abriu hoje (20) a Semana Nacional do Peixe, que vai até sexta-feira (30). São promoções de até 30% em peixes nos supermercados que ocorrem pelo terceiro ano consecutivo. A parceria entre o Ministério da Pesca e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) tem o objetivo de aumentar o hábito do brasileiro de consumir peixe.

"A população que ganha menos pode recorrer a espécies mais baratas, como o caso da Sardinha, que é extremamente saudável. Com a maior demanda pelo pescado, conseqüentemente os preços vão acabar caindo", disse o ministro.

Segundo Fritsch, os supermercados foram escolhidos para participar da semana justamente para tentar aumentar a quantidade de pescado vendido nessas unidades. "Quando assumi o ministério, a venda de peixes nos supermercados não chegava a 1% do que era comercializado nesses locais. Hoje, esse percentual já subiu para 4%".

A carne de peixe é reconhecidamente de fácil digestão, com baixo teor de gordura e benéfica para o fortalecimento do sistema imunológico. Ela atua para o fortalecimento dos ossos e dentes, ajuda na coagulação sanguínea, combate seqüelas de enfarto e reduz o risco de doenças do coração e arteriosclerose.

SIGA-NOS NO Google News