Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Consumo de álcool no país está acima da média mundial

Yara Aquino/ABr - 02 de junho de 2005 - 07:05

"A primeira grande preocupação é o consumo de álcool, 7% faziam uso pesado de álcool o que significa consumir álcool mais de 20 vezes por mês", afirma Elisaldo Carlini, diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas (Cebrid), da Universidade Federal de São Paulo. Segundo ele, o Brasil está na média mundial de consumo de drogas, mas preocupa o uso de álcool e de solventes pelos jovens.

Nesta terça-feira, a Cebrid divulgou o V Levantamento Nacional sobre o consumo de drogas psicotrópicas, pesquisa realizada entre os estudantes dos ensinos Fundamental e Médio da rede pública de ensino nas 27 capitais brasileiras. O estudo mostra que o álcool e os solventes são as drogas mais utilizadas pelos estudantes pesquisados e que a média etária em que acontece o primeiro contato com as drogas é aos 14 anos.

A juíza de direito aposentada, Maria Lúcia Karam, aponta que o interesse pelas drogas sempre vão existir, o importante é trabalhar com a perspectiva da redução de danos. "É preciso ser realista, partir do principio de que as pessoas vão experimentar e assim educar, informar sobre como usar essas substâncias de forma menos negativa".

O programa Diálogo Brasil discute o consumo de drogas no país. Os convidados do programa são o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do ministério da Educação, Ricardo Henriques, no estúdio em Brasília. No estúdio da TV Cultura de São Paulo, está o médico psicofarmacologista, professor da Escola Paulista de Medicina e diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre drogas (Cebrid), Elisaldo Carlini. E, no estúdio da TVE Brasil, no Rio de Janeiro, estará a juíza de direito aposentada, Maria Lúcia Karam.

SIGA-NOS NO Google News