Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Consumidor troca marcas de produtos para economizar e contornar a crise

Diário da Região - 11 de setembro de 2015 - 10:15

A atual crise econômica mexeu mesmo com os brasileiros. Pelo menos 57% mudaram seus hábitos de consumo e o planejamento financeiro e 21% pretendem mudá-los. Pesquisa de preços e troca de marcas são algumas das estratégias para driblar o momento econômico ruim. Os dados são da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), intitulada Retratos da Sociedade Brasileira.

É exatamente isso que a empregada doméstica Rosana Pereira Santos tem feito. “Tenho trocado algumas marcas de produtos de higiene pessoal e de limpeza, sempre optando pelas mais baratas. Às vezes tenho substituído a carne pelo frango também”, afirma. Além disso, ela pesquisa em diferentes estabelecimentos e não perde as ofertas das empresas.

O economista Caio Nielsen explica que essa situação de mudança de hábitos acabou sendo uma surpresa principalmente para as famílias de jovens, que não conviviam com índices inflacionários altíssimos, como no passado. Desta forma, passaram a retrair o consumo. “Esse é o caminho mesmo, mudar hábitos, trocar marcas e, se não tiver outro jeito, cortar sem piedade.”

O levantamento mostra ainda que as perspectivas são pessimistas: 54% dos entrevistados acreditam que a situação econômica do País irá piorar nos próximos 12 meses. As expectativas ruins se alinham com as expectativas para a inflação: 79% dos brasileiros acreditam que a inflação aumentará ainda mais nos próximos 12 meses. Entre os brasileiros, 76% afirmam que passaram a poupar mais com medo de dificuldades futuras, ou seja, reduziram seu consumo.

SIGA-NOS NO Google News