Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

26/11/2003 07:47

Consumidor pode instalar medidor próprio de energia

Agência Câmara

A Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias realizou nesta terça-feira audiência pública para discutir o Projeto de Lei 4373/01, do deputado Félix Mendonça (PTB-BA), que permite aos consumidores de energia elétrica, gás encanado e água instalarem medidores para aferir pessoalmente seu consumo.
Na reunião, o superintendente de Regulação da Comercialização da eletricidade da Aneel, Gilberto Pimenta, disse não haver qualquer impedimento para que o consumidor faça a instalação de medidores de energia elétrica em casa, independentemente da existência de medidores instalados pelo distribuidor ou prestador de serviço. Pimenta ressaltou ainda que já é hábito de médios e grandes consumidores medirem, por conta própria, o consumo de energia elétrica nas diversas áreas dentro de empresas.
Mesmo que não queira instalar um novo medidor em sua casa, o consumidor pode, a qualquer a momento, solicitar a aferição do medidor da companhia elétrica. Pimenta afirmou que, em breve, o cidadão também poderá consultar a medição pela Internet, por sistema de 0800 e por um dispositivo que poderá ser colocado na tomada para medir o consumo.

ACIDENTES DOMÉSTICOS
O secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ronaldo Schuck, disse que os padrões e mecanismos de medição adotados pelas concessionárias são adequados. Para Schuck, qualquer alteração deve ser melhor avaliada para não causar acidentes aos usuários, como choques elétricos. "Já temos registros de muitos acidentes fatais", afirmou. Ele informou que a Aneel criou novas tecnologias neste ano para permitir instalações seguras.
Já Gilberto Pimenta lembrou que a concessionária pode suspender o fornecimento se notar que as instalações dos medidores feitas pelo consumidor trazem algum risco de segurança para as pessoas.

PRIVACIDADE E SEGURANÇA
Durante o encontro, representantes do Grupo Rede de Energia, da Light e da Cemig apresentaram modelos de medição externa que visam a privacidade do usuário e a segurança do patrimônio.
Em julho deste ano, a Aneel publicou uma resolução que estabelece os procedimentos a serem adotados por concessionária ou permissionária de distribuição de energia elétrica para instalar equipamentos de medição em local externo à unidade consumidora. O texto explica que essa instalação contribui para aumentar a eficiência dos processos de leitura e minimizar os casos de faturamento por estimativa, além de proporcionar maior privacidade ao consumidor.
O deputado Ronaldo Vasconcellos (PL-MG) foi o autor da proposta para a realização da audiência pública.

Reportagem – Daniel Cruz
Edição – Patricia Roedel


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
09:00
Santo do Dia
Domingo, 20 de Setembro de 2020
Sábado, 19 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)