Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Consumidor está menos pessimista em janeiro, mostra pesquisa da CNI

Perfil News - 08 de fevereiro de 2016 - 06:40

Os consumidores estão menos pessimistas em janeiro deste ano, mostra levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa foi feita com 2.002 pessoas entre 16 a 20 de janeiro de 2016.

Segundo a entidade, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) somou 98,6 pontos em janeiro deste ano, contra 96,3 pontos em dezembro do ano passado. Trata-se, também, do maior patamar desde agosto de 2015, quando somou 98,9 pontos.

O número índice resultante é a média ponderada pela freqüência relativa de cada resposta a perguntas de natureza qualitativa referentes a fatores que afetam direta ou indiretamente a inclinação dos indivíduos para consumir, explicou a CNI. Quanto maior o indicador, maior o percentual de respostas positivas.

A CNI observou que, apesar da alta do indicador em janeiro deste ano, o índice "permanece apontando pessimismo dos consumidores, pois se mantém 10% abaixo de sua média histórica". "Exceção feita à expectativa de compras de bens de maior valor, os componentes do INEC mostram aumento na comparação mensal", acrescentou.

Mesmo com o aumento do INEC em janeiro deste ano, o índice "não aponta para uma tendência de redução do pessimismo dos consumidores", avaliou a CNI.

"Desde abril de 2015, o índice encontra-se relativamente estável, mantendo-se entre 96 e 100 pontos. A manutenção do pessimismo do consumidor indica perspectivas de continuidade de baixa demanda nos próximos meses", acrescentou a entidade.

SIGA-NOS NO Google News