Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Consumidor deve preencher formulário ao comprar cola

Agência do Rádio - 19 de junho de 2006 - 08:31

A venda de cola de sapateiro e produtos solventes está mais rígida no Brasil. A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, fiscaliza a compra do material. Na hora de adquirir a mercadoria, consumidores têm de apresentar identificação completa e preencher um formulário que será enviado à instituição. O objetivo é diminuir o acesso de crianças e adolescentes aos produtos e evitar que sejam intoxicados, ao utilizarem o material como drogas. O técnico da Gerência de Inspeção da Anvisa Jorge Cavalcanti explica que somente pessoas acima de 18 anos podem comprar os produtos.

"Bom, ele tem que fornecer identificação completa. Quem está com prando vai assinar um documento de compra. Quem está vendendo, entregando ao consumo ele vai ter que preencher um número de controle, a nota fiscal de entrada no estabelecimento e esse produto agora vai ter dizeres de rotulagem para que a população quando venha a utilizar o produto saiba dos riscos que inerentemente esses produtos contém. Maiores de 18 anos é que poderão comprar e esses mesmos terão que preencher essas fichas."

A cola de sapateiro é a segunda droga mais utilizada pelos jovens brasileiros. A venda ilegal facilita o acesso aos produtos. O Ministério da Justiça já havia proibido o comércio de solventes para menores de 18 anos, mas o regulamento não era cumprido. A medida da Anvisa pretende tornar mais rigorosa a venda da mercadoria.

De Brasília, Silaine Bohry

SIGA-NOS NO Google News