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20/07/2006 15:26

Consumidor deve ler rótulos no ato da compra

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), adverte consumidores que é necessário criar o hábito de ler o rótulo dos produtos no ato da compra. Um levantamento feito pela agência, para a Universidade de Brasília, indicou que cerca de 19% dos 1.800 rótulos de produtos analisados apresentavam alguma incoerência com a chamada Lei de Rótulos, que determina as regras que as indústrias devem seguir.

Os principais problemas detectados pela Anvisa estavam nas mensagens usadas para atrair o consumidor. Promessas como: “um crescimento saudável”, “produto sem conservantes”, “rico em vitaminas”, são facilmente encontradas, principalmente em produtos voltados ao público infantil.

De acordo a gerente de Produtos Especiais da Anvisa, Antônia Aquino, a falta de informações nutricionais mais detalhadas é outro problema. “O rótulo do produto deve refletir aquilo que o alimento tem. A empresa é responsável pelas informações sobre o produto e essas informações devem ser verdadeiras, devem ser corretas”, afirmou.

De acordo com a diretora do Procon do Distrito Federal, Elisa Martins, o Código de Defesa do Consumidor considera propaganda enganosa essas informações. Ela orientou o consumidor a acionar o sempre que tenha alguma dúvida ou se sinta lesado.

“Todos os Procons no Brasil inteiro têm um telefone de informação, de orientação aos consumidores, através do número nacional que é o 151. Feita a consulta ao 151, ou mesmo uma denúncia, os Procons acionam a fiscalização e tomam as providências no âmbito administrativo”.

As dúvidas e denúncias também podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico alimentos@anvisa.gov.br, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.



Agência Brasil

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