Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: consumido com moderação, chocolate ajuda na memória, na disposição e o coração

Mundo Fitness

Grupo Oba - 08 de janeiro de 2024 - 11:00

Mundo Fitness: consumido com moderação, chocolate ajuda na memória, na disposição e o coração

O chocolate, além de muito saboroso, oferece diversos benefícios à saúde. De acordo com a equipe de nutrição do Oba Hortifruti, o consumo moderado faz toda a diferença. “O ideal é comer cerca de 30g por dia, equivalente a uma barra pequena”, orienta a nutricionista, Daísa Pinhal.

Fonte de cálcio, ferro, potássio, vitaminas e cafeína, o chocolate oferece mais benefícios quando a concentração de sua principal matéria-prima for elevada: o cacau. Quanto mais fruta e menos açúcar e gordura, mais benefícios oferecerão ao corpo. As versões amargas possuem, pelo menos, 50% de cacau e são perfeitas para agregar muitos benefícios.

O chocolate meio amargo libera a endorfina e a serotonina no organismo, responsáveis pela sensação de bem-estar. Desta forma, garantem disposição, auxiliam no bom-humor e ainda ajudam a evitar a depressão. Além disso, o cacau possui uma substância chamada flavonóides - composto responsável por ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e beneficiar o sistema circulatório.

Um estudo publicado recentemente no The Journal of Neuroscience alertou para os benefícios que o cacau pode trazer para a memória. Segundo especialistas, o chocolate amargo possui altas concentrações de epicatequina - substância que estimula a memória. Para aproveitar as vantagens do composto, é preciso aliar o consumo a exercícios físicos.

Coma chocolate moderadamente para:

- Garantir bom-humor

- Ajudar no sistema circulatório

- Evitar doenças cardíacas

- Estimular a memória

- Garantir a disposição evitando a depressão

Calorias a cada 100g de chocolate

Amargo: 537 kcal

Meio amargo: 550 kcal

Ao leite: 540 kcal

Branco: 550 kcal

Achocolatado em pó: 400 kcal

RECEITAS:

Torta de chocolate com frutas

Ingredientes:

2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

150 g de manteiga

3 colheres (sopa) de açúcar

2 a 3 colheres (sopa) de água

350 g de chocolate ao leite Nestlé picado

1/2 lata de creme de leite sem soro

1 pote de creme de avelã com cacau italiano Nocciolino

Frutas picadas a gosto (morango, pêssego, kiwi, framboesas)

Modo de preparo:

Em uma tigela, peneire a farinha. Misture a manteiga, o açúcar, a água e, com as pontas dos dedos, trabalhe a massa até ficar macia. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Com um rolo, abra a massa e com ela forre mini-formas para torta. Coloque grãos de feijão sobre as tortinhas e asse no forno, pré-aquecido, a 200 °C durante 10 minutos. Retire os feijões e volte ao forno por mais 10 minutos. Deixe esfriar e desenforme.

Prepare o recheio: derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Junte o creme de leite e o creme de avelã e misture. Leve à geladeira e, quando começar a endurecer, bata na batedeira até formar um creme mais claro e macio. Recheie as tortinhas e, por cima, distribua as frutas picadas. Sirva logo em seguida.

SIGA-NOS NO Google News