Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/04/2006 10:41

Consolidação da Petrobras veio em 70

Vitor Abdalla/ABr

A década de 1970 foi definitivamente a época da consolidação da Petrobras no cenário econômico e industrial nacional. Com o crescimento médio do Produto Interno Bruto (PIB) a taxas superiores a 10% ao ano, o consumo de óleo no Brasil também aumentou. Também cresceu a necessidade de novos investimentos.

Inicialmente, os investimentos foram na direção da demanda interna de derivados, com a construção da Refinaria de Paulínia (Replan), em São Paulo, a modernização da Refinaria de Cubatão e a construção de uma unidade de lubrificantes na Reduc.

Ao longo da década, a busca por novas bacias petrolíferas tornou-se de extrema importância, principalmente após as duas crises internacionais do petróleo, em 1973 e em 1979, que elevaram o preço do produto, do qual o Brasil tinha grande dependência externa.

Desde a década de 1960, a Petrobras havia investido no petróleo marítimo e, na década de 1970, essa busca continua em toda a plataforma continental brasileira, mas, principalmente, na Bacia de Campos, no litoral do Estado do Rio. Em 1974, a descoberta do campo de Garoupa elevou consideravelmente a produção da região e da própria Petrobras.

"Na década de 60, descobriu-se muitos campos de óleo, mas todos ainda do mesmo tamanho dos campos terrestres. Até 1974, na primeira fase da exploração do mar em águas mais rasas, acabou-se descobrindo uma série de campos para manter a produção, mas eles não resolviam o problema brasileiro. A coisa só veio se reverter neste ano, com a descoberta do campo de Garoupa", afirmou o geólogo Giuseppe Bacoccoli, da Coordenação dos Programas de Pós- Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os investimentos também chegam ao bojo corporativo da empresa. Subsidiárias surgem, diversificando a atuação da empresa, inclusive no mercado internacional, com a Petrobras Internacional (Braspetro), criada em 1972. Outras quatro empresas surgiram: Petrobras Distribuidora (BR), em 1971, Petrobras Fertilizantes (Petrofértil), em 1976, a Petrobras Comércio
Internacional (Interbras), também em 1976, e a Petrobras Mineração (Petromisa), em 1977.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)