Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

Últimas Notícias

08/08/2016 11:00

Considerações sobre a ingestão de proteínas relacionada a prática de musculação

Portal Educação Física

 

As proteínas desempenham importantes papéis no nosso organismo como reparação celular, construção e reparação de músculos e ossos, prover energia (gliconeogênese) e regular uma série de importantes processos metabólicos do corpo. Têm como unidade formadora os aminoácidos. Do ponto de vista nutricional, há dois tipos de aminoácidos: os não-essenciais, que podem ser sintetizados pelo organismo sadio a partir de alimentos consumidos diariamente e os essenciais (histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina), que dada a incapacidade do organismo produzí-las, deve ser obtidos mediante dieta. (ANTUNES, 2003).

Muitos praticantes de musculação visam a suplementação para otimizar seus resultados, uma vez que necessitam de maior quantidade protéica que as estabelecidas para indivíduos sedentários. Pessoas envolvidas em treinos de resistência necessitam de 1,2 a 1,4g de proteína por quilograma de peso ao dia, enquanto que atletas de força, 1,6 a 1,7g por kg de peso/dia, bem superior aos 0,8 a 1,0g por kg de peso/dia dia, estabelecidos para indivíduos sedentários. A ingestão de proteína ou aminoácidos, após exercícios físicos, favorece a recuperação e a síntese protéica muscular. (Lemon, 1998).

Inclusive, vale frisar que estudos têm mostrado que somente os aminoácidos essenciais, especialmente a leucina, são necessários para estimular a síntese protéica, gerando hipertrofia muscular. (HARAGUCHI et al., 2006).

Concluindo, é importante que haja ingestão de proteínas para a eficácia do processo de hipertrofia. Mas também é importante que se busque orientação de profissionais capacitados para a prescrição de uma boa dieta aliada com as características individuais do funcionamento de cada organismo humano, como o fisiologista, o nutricionista e o endocrinologista. Fica evidente também a necessidade de se produzir mais estudos que venham a analisar a quantidade necessária de ingestão proteica relacionada a prática do treinamento de força.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quarta, 23 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)