Cassilândia, Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

03/01/2004 13:14

Conservas caseiras mal preparadas podem causar butolismo

Lúcia Nórcio/ABr

A contaminação com o botulismo, doença transmitida por uma bactéria, pode ocorrer principalmente por meio de conservas caseiras que não tenham sido preparadas corretamente. O alerta é do chefe da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Natal Jataí de Camargo. Ele lembra que a bactéria libera uma toxina no alimento que causa todos os problemas. "Quando o alimento é processado em forma de conserva, cria-se um ambiente propício para a bactéria crescer e produzir a toxina que causa o botulismo", lembrou Camargo.

Para evitar o problema basta ferver ou cozinhar o alimento por cerca de 30 minutos, além de temperar a conserva com bastante sal e limão ou vinagre. Estas ações auxiliam no combate à bactéria.

O botulismo atinge principalmente os músculos do doente, que sofre uma paralisia flácida, que deixa os braços e pernas com dificuldades de movimento, além de ocasionar em seu estágio final uma parada respiratória.

Os principais sintomas da doença são: vômito, diarréia, vertigem, visão turva ou dupla, secura na boca, flacidez de pálpebras ou músculos, modificações na voz e flacidez muscular generalizada. Embora seja uma doença grave, o botulismo tem cura. Por isso é fundamental que, nos primeiros sintomas, a pessoa procure um posto médico para uma consulta. Em caso de dúvidas sobre a doença o telefone para esclarecimentos 0800410148, no Centro de Controle de Envenenamentos de Curitiba.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 22 de Novembro de 2017
Terça, 21 de Novembro de 2017
Segunda, 20 de Novembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)