Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conservas caseiras mal preparadas podem causar butolismo

Lúcia Nórcio/ABr - 03 de janeiro de 2004 - 13:14

A contaminação com o botulismo, doença transmitida por uma bactéria, pode ocorrer principalmente por meio de conservas caseiras que não tenham sido preparadas corretamente. O alerta é do chefe da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Natal Jataí de Camargo. Ele lembra que a bactéria libera uma toxina no alimento que causa todos os problemas. "Quando o alimento é processado em forma de conserva, cria-se um ambiente propício para a bactéria crescer e produzir a toxina que causa o botulismo", lembrou Camargo.

Para evitar o problema basta ferver ou cozinhar o alimento por cerca de 30 minutos, além de temperar a conserva com bastante sal e limão ou vinagre. Estas ações auxiliam no combate à bactéria.

O botulismo atinge principalmente os músculos do doente, que sofre uma paralisia flácida, que deixa os braços e pernas com dificuldades de movimento, além de ocasionar em seu estágio final uma parada respiratória.

Os principais sintomas da doença são: vômito, diarréia, vertigem, visão turva ou dupla, secura na boca, flacidez de pálpebras ou músculos, modificações na voz e flacidez muscular generalizada. Embora seja uma doença grave, o botulismo tem cura. Por isso é fundamental que, nos primeiros sintomas, a pessoa procure um posto médico para uma consulta. Em caso de dúvidas sobre a doença o telefone para esclarecimentos 0800410148, no Centro de Controle de Envenenamentos de Curitiba.

SIGA-NOS NO Google News