Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/11/2013 06:47

Consequências

João Bosco Leal
Consequências

Um dente que brado durante uma briga, uma corrida, uma brincadeira e as mais variadas marcas adquiridas pelo corpo, são consequências de atitudes e comportamentos diversos, mas as cicatrizes, por não se formam em cadáveres, são belas e significam que sobrevivemos.

A quantidade de colegas e amigos adquiridos e os títulos de carismáticas ou sisudas dados a muitas pessoas, como tudo na vida, são consequências de seus comportamentos ao longo do tempo.

Os pais que educam seus filhos dando-lhes tudo sem que trabalhem, não estão educando, mas destruindo-os, pois serão adultos que não aprenderam a dar valor ao que se ganha com o próprio suor, a respeitar outras opiniões, cumprir regras, horários e que nunca aprenderão a sobreviver sem ajuda, principalmente a financeira.

Além dos homens que não saberão trabalhar, as mulheres que não foram preparadas para a vida, mesmo quando infelizes, muitas vezes se submetem a permanecer em casamentos fracassados simplesmente por não serem capazes de produzir para o próprio sustento.

Como o esperado cronologicamente é que esses pais deixem de existir antes de seus filhos, estes passarão a pedir ajuda aos mais próximos, como avós, tios, irmãos, primos ou amigos, normalmente se fazendo de vítimas para abalar emocionalmente as pessoas de quem solicitam, mas independentemente do que contarem para justificar seus pleitos, suas histórias serão, certamente, consequências de algo que fizeram ou deixaram de fazer no passado.

Não é justo nem digno, usar de subterfúgios emocionais ao solicitar ajuda como, por exemplo, lastimar-se por haver gasto uma fortuna com doenças porque, no mundo todo, as pessoas que querem ser atendidas em hospitais particulares e escolher o seu médico, precisam ter um plano de saúde, ou devem se conformar em serem atendidos pelo médico de plantão, na rede pública de saúde.

Muitas experiências nos fazem sofrer, mas ao mesmo tempo precisavam ter ocorrido para permitir nosso crescimento. Desde os primeiros passos a vida mostra que só após uma queda as pessoas aprendem a se levantar. Isso também deveria ensinar que, lastimar prejuízos financeiros não resolverá um problema cuja única solução é mais trabalho.

Um acidente automobilístico pode provocar invalidez temporária ou permanente, matar ou ainda causar danos físicos e materiais também em terceiros e por isso, não possuir um seguro veicular e de saúde é uma irresponsabilidade que poderá causar consequências irreparáveis.

Sejam maiores ou menores, todos têm os seus problemas, e jogar a culpa dos seus em outra pessoa ou querer que elas os resolvam é covardia. A AIDS, o vício em drogas, o alcoolismo ou uma gravidez indesejada, são provenientes de atitudes tomadas no passado e cada um deve arcar com as consequências de seus próprios erros.

Ao experimentar drogas, os que se viciam têm, como consequência, além da autodestruição, a dilapidação de seu patrimônio e, normalmente, também a destruição emocional e financeira de suas famílias.

Todos podem escolher quando, como e para onde irão, mas agindo contra os valores e princípios morais básicos, lá jamais chegarão da maneira desejável, pois o amanhã trará consequências de cada atitude tomada hoje.

Pense no que fala ou faz, pois algumas coisas na vida não possuem preço, mas certamente, todas têm troco.

João Bosco Leal* www.joaoboscoleal.com.br
* Jornalista e empresário

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)