Cassilândia, Quarta-feira, 26 de Abril de 2017

Últimas Notícias

19/03/2005 10:50

Conselhos tutelares enfrentam dificuldades

Bianca Estrella/ABr

Falta de vontade política de prefeitos e vereadores, escassez de verbas públicas e pouca infra-estrutura são alguns dos problemas enfrentados por Conselhos Tutelares e Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente em todo o país.

Em Fortim, no interior do Ceará, por exemplo, a mudança do prefeito provocou um atraso no repasse de material para melhorar o atendimento de crianças e adolescentes. Esse conselho não tem nem telefone. Para o presidente da Associação Catarinense de Conselhos Tutelares, Paulo Vendelino Kuns, existem muitos conselhos "de papel, de faz-de-conta". Ele diz que "percebemos que muitos colegas conselheiros, às vezes, são traidores dos direitos das crianças e adolescentes porque acham que devem obedecer sempre a quem manda no município". Para Kuns, falta sensibilidade dos governantes para que exista infra-estrutura, capacitação e uma rede de atendimento satisfatória.

Outro problema enfrentado pelos conselhos é que muitas cidades ainda não reconhecem o papel significativo e a importância da existência de um Conselho Tutelar. A maioria deles tem menos de dez anos de funcionamento, por isso, muitos ainda não foram completamente assimilados como espaços de interação entre sociedade e governo.

Antônio Carlos Sardinha funcionário do Conselho Tutelar de Mato Grosso do Sul explica que em seu estado a sociedade ainda está construindo suas instituições e suas concepções de participação democrática. "Ainda se sabe muito pouco sobre o que é um conselho, sobre o que é estar e trabalhar em um conselho. Esses conceitos ainda são muito vagos, muito distantes de um estado que prioriza a política paternalista de centralização das ações e do pensamento do estado", opina Sardinha.

A escassez de verba é outro item que tenta explicar o mau funcionamento dos conselhos. Entre 1998 e 2000, de acordo com a Pesquisa de Informações Básicas e Municipais (Munic), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de dois mil municípios dependiam quase totalmente dos recursos dos estados e da União. O problema é mais grave em cidades pequenas. Segundo o levantamento, 47,5% das cidades com até cinco mil habitantes dependem em até 90% dessas outras instâncias governamentais.

Mesmo com tantas dificuldades, é preciso entender que os Conselhos Tutelares e os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente são o resultado de um processo de democracia participativa cada vez mais consolidado no país. São órgãos públicos autônomos que devem estar sempre a serviço da construção da vida, da dignidade e da esperança.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 25 de Abril de 2017
Segunda, 24 de Abril de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)