Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conselhos oferecem serviços às prefeituras

contexto assessoria - 20 de novembro de 2004 - 07:29

O 1º Encontro Sul-Mato-Grossense de Prefeitos e Prefeitas Eleitos reuniu quatro conselhos regionais cujas atividades têm impactos diretos na gestão pública. Administração, Contabilidade, Economia, Engenharia e Arquitetura são as profissões fiscalizadas pelas entidades que se colocaram a disposição dos administradores que tomam posse em janeiro de 2005. As parcerias segundo os participantes, colaboram com a evolução das cidades e com as transparências das contas públicas.

O presidente do CRC/MS (Conselho Regional de Contabilidade) Luiz Henrique de Souza deu uma orientação aos gestores públicos e aconselhou a todos a prestarem atenção em quem é o contador da prefeitura. A entidade se dispõe ainda a ir em cada cidade para esclarecer o papel do CRC e prestar auxílio para que as atividades sigam os princípios éticos da categoria.

O presidente do Conselho Regional de Administração, Wilson Correa da Silva, também traçou um panorama a respeito da entidade. Mato Grosso do Sul possui 29 instituições de ensino e o CRA/MS acompanha a atuação desses profissionais, além de participar de campanhas com caráter social. Wilson Correa recomendou a todos uma leitura de publicação do CRA sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal sob uma ótica gerencial. O livro entregue aos prefeitos é uma oportunidade de entender a legislação, mas de fazer uma reflexão administrativa.

Para Paulo Ponzini, presidente do CRE/MS (Conselho Regional de Economia) o momento é de suma importância e o novo prefeito deve fazer duas questões básicas: O que é possível implantar? E o que e possível acabar?. Com essas duas reflexões, segundo ele é possível otimizar o orçamento do município. “Às vezes nos deparamos com contas desnecessárias que estão lá e ninguém sabe o porquê”, reforçou. Outra dica dada pelo presidente da entidade é que em todas as licitações sejam verificadas se o profissional está creditado no seu respectivo conselho. O cuidado que parece simples pode significar tranqüilidade e permitir que a prefeitura tenha meios de recorrer. “Com uma pessoa descredenciada não podemos fazer nada”, finalizou.

O último conselho a ter a palavra foi o CREA/MS (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). Aroldo Figueiró, coordenador da Câmara Setorial parabenizou a iniciativa do Sebrae/MS e sugeriu que em março seja feito outro encontro para uma avaliação das atividades. Com oito inspetorias e sete escritórios pelo Estado, o CREA/MS é um conselho referência no País. O coordenador também colocou a entidade a disposição inclusive para que as prefeituras verifiquem geradas pelas atuações do Conselho e mostrou-se aberto a negociações.



SIGA-NOS NO Google News