Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conselho vai discutir mudança do nome de MS

Aquidauana News - 03 de fevereiro de 2004 - 07:32

Um conselho, integrado por representantes das universidades, associações, entidades patronais e de trabalhadores, instituições e outros segmentos organizados da sociedade, deverá ser criado nos próximos dias com a missão de promover os debates relativos à proposta de mudança no nome do Estado. A sugestão foi apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao governador Zeca do PT, durante a viagem que ambos fizeram à Índia e Suíça, na semana passada.

O governador considerou “um horror” a confusão que se faz entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, em nível nacional e internacional. Zeca lembrou da reunião, em Genebra (Suíça) com empresários de 20 países, em que cada mesa foi decorada com temas de uma unidade federativa do Brasil. “As mesas de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso estavam juntas. Todo mundo confundia.”

O episódio serviu para reforçar a tese defendida por Zeca de que é preciso mudar o nome para conferir identidade forte ao Estado. Foi então que o presidente Lula sugeriu a criação do conselho, representando toda a sociedade, para discutir com mais propriedade a idéia. “Tenho receio de que passe a idéia de que isso seja da cabeça do Zeca”, justificou, acrescentando que contou ao presidente e aos ministros que integravam a comitiva os boatos que circularam na época em que a medida foi proposta, segundo os quais a real intenção por traz da idéia era perpetuar a sigla do PT no nome do novo Estado.

Manter o nome atual é um “exagero do conservadorismo”, disse Zeca, segundo o qual pesquisas de opinião apontam que mais de 70% da população concorda que é preciso mudar a nomenclatura, e desse total a maioria acredita que Estado do Pantanal é a melhor alternativa. “Temos dois terços do Pantanal, é justo que nos apropriemos desse nome”, completou o governador. “Imagina se Tocantins tivesse optado por se chamar Goiás do Norte, estariam perdidos. No entanto ninguém confunde Tocantins com Goiás.”


SIGA-NOS NO Google News