Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conselho Tutelar Indigena é assunto da CPI

18 de março de 2005 - 09:23

divulgação
divulgação

Almires Martins Machado, indígena Guaté (mistura de Terena com Guarani) da aldeia Jaguapiru de Dourados, relatou que sua revolta e luta por um conselho tutelar indígena teve início no ano de 2001, quando aconteceu a trágica história de uma indígena no Estado que vendeu a filha por uma garrafa de pinga e depois a mesma foi encontrada morta e violentada. "Comuniquei a polícia federal e o ministério público e então lutei muito para a criação de conselhos tutelares indígenas, mas não deu em nada", contou Machado.

Nas declarações de Maria Carmem Matsumaká, que é ex-coodenadora nacional dos conselhos tutelares, ela descreveu a luta para a criação de um Conselho Tutelar Indígena. Ela que organizou o 1° Fórum Regionalizado sobre a questão no ano de 2003, explicou que muitas propostas foram criadas para amenizar os problemas de fome, abuso sexual, vício, desnutrição e exploração, dentre elas, a criação de um centro de referência dentro das aldeias com o intuito de desenvolver múltiplas atividades.

O deputado Maurício Picarelli disse que vai trabalhar para que em breve haja um Conselho Tutelar do Índio, onde poderia ser feita uma fiscalização mais próxima dos problemas que atingem as famílias indígenas do Estado.

Após o depoimento de Maria Carmem, o Presidente da Comissão agradeceu a presença de todos e marcou para o próximo dia 31 de março, às 15h, quando deverão ser ouvidos índios da aldeia Caiuá/Guarani que pediram para depor.


Assessoria de Imprensa
Maurício Picarelli
Glaucia Jandre

SIGA-NOS NO Google News