Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conselho pode promover acareação entre Jeferson e Dirceu

Agência Câmara - 09 de julho de 2005 - 07:34

O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), não descartou a possibilidade de uma acareação entre os deputados Roberto Jefferson (PTB-RJ) e José Dirceu (PT-SP).
O Conselho investiga acusações de quebra de decoro parlamentar de Roberto Jefferson, em razão de uma representação do Partido Liberal.
Izar informou que neste mês de julho a tomada de depoimentos de testemunhas deve se intensificar. Ele adiantou que para a próxima semana estão previstos os depoimentos de uma das secretárias do publicitário Marcos Valério, acusado de ser o operador do suposto esquema de pagamento de "mensalão" a parlamentares da base aliada do governo; e do governador de Goiás, Marconi Perilo, que, em 2004, teria avisado o presidente Lula sobre o esquema do "mensalão".
O deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) admitiu, durante depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, que participaria de uma acareação com o deputado José Dirceu (PT-SP) e o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, acusado pelo deputado do PTB de pagar o chamado "mensalão" . Essa acareação entre os três ainda não foi marcada.

Doação estrangeira
Para a próxima semana, Izar confirmou o depoimento de Maria Christina Mendes Caldeira, ex-mulher do presidente do PL, Valdemar Costa Neto (SP). Ela acusou Valdemar e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares de negociarem uma doação do governo de Taiwan para a campanha de Lula em 2002. A doação seria de dois milhões de dólares (cerca de R$ 5 milhões) e Valdemar ficaria com uma comissão de 20%, no valor de 400 mil dólares (aproximadamente R$ 1 milhão). Maria Christina não sabe se o dinheiro realmente chegou ao PT.
Nove pessoas já foram ouvidas pelo Conselho e 19 testemunhas aguardam sua vez. Entre elas, os deputados José Dirceu, José Janene (PP-PR) e Valdemar Costa Neto.

Agenda
Segundo Ricardo Izar, a partir de terça-feira (12) serão feitas reuniões habituais para troca de informações entre os presidentes e relatores do Conselho de Ética da Câmara e os da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios.



Reportagem - Idhelene Macedo
Edição - Regina Céli Assumpção

SIGA-NOS NO Google News