Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conselho pode encerrar mais três processos até dia 14

Agência Câmara - 06 de fevereiro de 2006 - 07:02

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Federal deve concluir, na próxima semana, a etapa de coleta de provas de mais três processos contra deputados. Incluem-se nessa fase as representações movidas contra os deputados João Magno (PT-MG), Pedro Henry (PP-MT) e João Paulo Cunha (PT-SP). Todos são acusados de recebimento de dinheiro das contas do empresário Marcos Valério de Souza, suposto operador do esquema conhecido como "mensalão".
Se finalizar essa etapa dentro do prazo, o conselho terá cumprido a meta proposta pelo seu presidente, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), de concluir pelo menos seis processos durante a convocação extraordinária do Congresso. A autoconvocação encerra-se no próximo dia 14.
"Três relatores vão terminar a instrução probatória. Encerrando, eu posso marcar imediatamente a discussão e a votação de cada processo", informou Izar. "Se pedirem vista, eu não vou conseguir terminar seis. Se não pedirem vista, eu termino até sete."
Os outros processos encerrados pelo conselho foram os dos deputados Professor Luizinho (PT-SP), Wanderval Santos (PL-SP), Roberto Brant (PFL-MG) e Pedro Corrêa (PP-PE). Eles também são acusados de recebimento de recursos do "valerioduto".

Recurso
Na terça-feira (7), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) deverá votar o recurso apresentado pelo deputado Wanderval Santos. Ele recorreu da decisão do Conselho de Ética, que aprovou a cassação de seu mandato.
Professor Luizinho e Roberto Brant, também condenados à perda de mandato pelo conselho, terão prazo de cinco sessões plenárias, a partir de segunda, para recorrer à CCJ.


Reportagem - Eduardo Tramarim
Edição - Noéli Nobre


SIGA-NOS NO Google News