Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conselho Nacional de Saúde discute rumos para o SUS

Paulo Menna Barreto/ABr - 15 de abril de 2004 - 08:51

O ministro da Saúde, Humberto Costa, quer que o "Evangelho da Saúde" seja seguido não apenas pelo ministério, mas por todos os gestores nacionais do setor no Brasil. Assim ele se refere ao Plano Nacional de Saúde, que norteará os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS) nos próximos anos.

O Plano está sendo elaborado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e discutido em reunião iniciada ontem. Segundo o ministro, melhorar o acesso aos serviços de saúde, a qualidade da assitência que é prestada a população, enfrentar as doenças chamadas negligenciadas – como tuberculose e hanseníase – e viabilizar o acesso da população aos medicamtentos, são metas prioritárias para os próximos anos. "Estamos implementando a farmácia popular e distribuindo mais medicamentos gratuitamente no SUS", complementa Humberto Costa.

Outros programas deverão ser implementados e um deles se refere especificamente à qualidade do atendimento. "Tentaremos enfrentar o problema das filas e da demora para conseguir simples consultas e cirurgias", destaca o ministro.

Além do Plano Nacional de Saúde, a saúde do índio brasileiro está na pauta da reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que termina hoje. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) está apresentando uma Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena, cujo objetivo é assegurar aos povos indígenas o acesso integral à saúde.

De acordo com a Dra. Zilda Arns, coordenadora da Comissão de Saúde Indígena do Conselho, muito já foi feito. "Um grande avanço é a participação dos índios na gestão da comissão", afirma. Mas acrescenta que "ainda temos muito a fazer", lembrando que um dos grandes problemas de saúde nas comunidades indígenas é a desnutrição.

SIGA-NOS NO Google News