Cassilândia, Domingo, 18 de Novembro de 2018

Últimas Notícias

15/03/2005 14:04

Conselho Monetário Nacional pode ser ampliado

Fábio Calvetti e Paulo Montoia / ABr

Um movimento civil pedindo a reformulação do Conselho Monetário Nacional (CMN) foi lançado hoje em São Paulo, em ato público organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), entre outras entidades. A Campanha pela Ampliação do Conselho Monetário Nacional propõe que o conselho passe dos atuais três membros para nove, incluindo representantes da sociedade civil.

O lançamento da campanha contou com a presença de líderes sindicais, empresariais, de economistas e representantes de entidades de pesquisa. "É mais do que justo que nesse fórum, que define coisas tão importantes, haja a presença dos trabalhadores, dos empresários, daqueles que estão no dia a dia, que estão na rua, que estão sentindo na pele as dificuldades", afirmou o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

O CMN define os objetivos e as diretrizes do sistema financeiro, que abrange as políticas monetária, tributária e cambial. Entre outras atribuições, o conselho define as metas de inflação. Ele se sobrepõe ao Banco Central e ao Comitê de Política Monetária (Copom) - órgão do BC que se reúne mensalmente para discutir medidas da política monetária, entre as quais a taxa de juros básica da economia, a Selic, que tem sido a principal ferramenta de controle da inflação.

Entidades como a CUT e a Fiesp têm questionado a meta de inflação anual definida pelo CMN e pedem a redução das altas taxas de juros adotadas pelo Copom, argumentando que estas freiam a produção nacional. A reunião mensal do Copom para nova definição da Selic acontece hoje em Brasília.

"A meta para inflação de 2005 é de 5,1% e a de 2006 é de 4,5%. Nada indica que nós temos condições de alcançar essas metas, a não ser que provoquemos recessão no país. E não parece que isso seja desejo de absolutamente ninguém com um mínimo de inteligência neste país. Portanto, essa é uma decisão de diretriz que me parece equivocada", defendeu o presidente da CUT, Luiz Marinho.

Atualmente, o CMN é constituído por apenas três membros, pelo ministro da Fazenda, pelo do Planejamento e Gestão e pelo presidente do Banco Central. Mas sua composição tem mudado ao longo do tempo e ele já chegou a somar 27 membros.

Também participaram do lançamento da campanha, o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, o economista, ex-ministro da fazenda e professor da Fundação Getúlio Vargas, Luiz Carlos Bresser Pereira, o economista e professor da Universidade de Campinas, Luiz Gonzaga Belluzzo, o presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew, além de representantes da Central Geral dos Trabalhadores, da Confederação Nacional dos Bancários, do Sindicato Nacional de Micro e Pequenas Indústrias (Sinpi).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 18 de Novembro de 2018
Sábado, 17 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
06:25
Cassilândia/Paranaiba
Sexta, 16 de Novembro de 2018
22:20
Cassilândia
Quinta, 15 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
Quarta, 14 de Novembro de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)