Cassilândia, Domingo, 22 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

21/06/2005 13:03

Conselho Monetário Nacional facilita o uso de cheques

Quem abre uma conta bancária enfrenta algumas restrições nos primeiros meses quando vai usar o talão de cheques. O comércio, normalmente, não aceita fazer negócios com quem tem conta há menos de seis meses. Mas, o que é um transtorno para muitos consumidores pode acabar. Uma determinação do Conselho Monetário Nacional pretende facilitar a vida de muita gente.

Em muitas lojas uma faixa avisa que pagamento com cheque só se a conta tiver sido aberta há pelo menos seis meses. Uma restrição explícita baseada numa preocupação de todo comerciante. O consumidor não concorda com a explicação. Se sente ofendido com a desconfiança.

Para o Procon as lojas têm como se prevenir de um possível calote. Basta se assegurar de todas as informações sobre o cliente. O cheque só não deve ser aceito em uma circunstância. De acordo com a superintendente do Procon Giselle Marques, no caso que haja de fato restrição o comerciante pode recusar.

A inocência presumida está prevista na constituição. Isso significa que ninguém é considerado culpado até que se prove o contrário. Mas na relação fornecedor-consumidor nem sempre é assim que funciona. Para evitar maiores constrangimentos o Conselho Monetário Nacional determinou uma alteração que vai beneficiar quem paga com cheque.

No lugar de informar desde quando o consumidor abriu conta em determinado banco, o talão pode trazer o tempo total de conta bancária do cliente. Quem tiver interesse em fazer essa mudança tem que comunicar a agência. A determinação não obriga o banco a tomar a iniciativa.

Esse procedimento é muito simples. Basta ir ao banco em que abriu a conta pela primeira vez e pedir para a instituição enviar ao banco atual as informações necessárias.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 22 de Janeiro de 2017
Sábado, 21 de Janeiro de 2017
20:55
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Sexta, 20 de Janeiro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)