Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conselho de Pesca define cotas para o defeso de 2006

Fabiana Silvestre / Campo Grande News - 30 de maio de 2005 - 14:31

Os membros do Conpesca (Conselho Estadual de Pesca) se reúnem nesta terça-feira (31), às 8h30, no auditório da Sema (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), para discutir e deliberar sobre diversos assuntos pertinentes à atividade, entre os quais a definição de cotas para pescadores amadores e profissionais e a fixação do período de defeso 2005/2006.
Os conselheiros falarão também sobre a possível proibição de pesca em toda extensão do rio Nioaque, proposta feita por produtores rurais da região, segundo o superintendente de Pesca do Estado, Thomaz Lipparelli, tendo em vista a escassez cada vez mais acentuada de recursos pesqueiros.
A reunião terá início com a posse de alguns membros titulares e suplentes do Conselho. Em seguida, Lipparelli fará uma apresentação dos resultados parciais da Operação Cardume, desenvolvida pelo governo em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil, Exército, visando levantar o número real de pescadores profissionais do Estado.

Defeso - O período de defeso dos peixes deve permanecer o mesmo: de 3 de novembro a 28 de fevereiro, sendo que no último mês será liberada a pesca esportiva (pesque e solte). Os conselheiros apreciarão também a proposta de aumentar o tamanho mínimo para captura de duas espécies: dourado, passando de 60 para 65 centímetros e pintado, de 80 para 85 centímetros, para equiparar com a legislação de Mato Grosso.
Outro assunto a ser debatido é a redução da cota de pescado para pescadores amadores, que neste ano permanece de 10 quilos mais um exemplar por pessoa e deve se restringir a apenas um exemplar no ano que vem. Também será proposto o estabelecimento da cota de 100 quilos semanais para pescadores profissionais, como já ocorre no Mato Grosso. As informações são da Agência Popular.

SIGA-NOS NO Google News