Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/08/2007 14:38

Conselho de Medicina aponta excesso de cursos no Brasil

Agência Câmara

O vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz Dávila, aponta excessos na abertura de cursos de medicina no Brasil na última década. Ele informou que nesse período o número de cursos aumentou de 80 para 169. Ele cita países maiores, como Estados Unidos e China, que têm menos escolas que o Brasil. Segundo ele, há nos EUA, 125 escolas desse tipo, e 150 na China. "As faculdades brasileiras fizeram da saúde um comércio", criticou.

O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo, José Lúcio Martins Machado, lembrou, no entanto, que não há evidências científicas de que os cursos criados nos últimos 10 anos sejam piores do que os criados nos últimos 30, nem de que sejam orientados por interesses mais mercantilistas. Machado também disse que a falta de hospitais-escola não é um problema apenas dos cursos recentes e lembrou que as faculdades sempre fizeram convênio com hospitais para os alunos terem a experiência prática.

Formação
Roberto Dávila informou aos parlamentares que o conselho cassa o diploma de dois a três médicos por mês, numa demonstração do rigor do órgão. Ele afirmou, no entanto, que os novos cursos se preocupam mais com a formação técnica do que com a formação ética dos médicos.

Questionado sobre a criação de exame de ordem para médicos, a exemplo do que existe para advogados, Dávila disse que é contra a criação desse exame. O médico argumentou que é melhor fiscalizar a formação de alunos do que o profissional já formado. Ele acredita que o médico que for reprovado nesse exame pode vir a praticar a medicina ilegalmente, especialmente no interior do País.

A criação de novos cursos de medicina, de exame de ordem para médicos foi discutida nesta manhã em audiência pública promovida pela Comissão de Educação e Cultura. O debate já foi encerrado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)