Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

06/05/2016 06:15

Conselho de Farmácia de MS alerta para riscos da automedicação

Midiamax

 

"O medicamento pode se tornar um veneno, dependendo do uso que damos a ele”, alertou o conselheiro licenciado do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF/MS), Thiago Freitas, durante a sessão plenária desta quinta-feira (5/5). Ele foi à tribuna da Casa de Leis para lembrar a importância do Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, celebrado hoje.

“A população precisa criar a consciência do cuidado e evitar a automedicação”, disse. Segundo Freitas, levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que 50% dos medicamentos prescritos e não utilizados ficam guardados, podendo ser usados posteriormente de forma indevida. “É a famosa farmacinha, que todos conhecemos e que pode ser muito prejudicial”, reiterou.

O conselheiro informou que o Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox) de Mato Grosso do Sul registrou 368 ocorrências de intoxicação por medicamentos ao longo de 2015. Isso representa quase 50% de todas as notificações do órgão no período: 761. Prevenção A Lei Estadual 146/2013, de autoria de Professor Rinaldo (PSDB), instituiu em Mato Grosso do Sul a Semana de Conscientização e Combate à Automedicação e Divulgação das consequências do uso indiscriminado de medicamentos.

As ações são realizadas durante a primeira semana do mês de maio e devem ser desenvolvidas pelo Governo do Estado. “Este ano, durante a Caravana da Saúde em Campo Grande [início dia 11 de maio], teremos o recolhimento de medicamentos vencidos ou que sobraram dos tratamentos”, informou Freitas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)