Cassilândia, Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

06/05/2016 06:15

Conselho de Farmácia de MS alerta para riscos da automedicação

Midiamax

 

"O medicamento pode se tornar um veneno, dependendo do uso que damos a ele”, alertou o conselheiro licenciado do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF/MS), Thiago Freitas, durante a sessão plenária desta quinta-feira (5/5). Ele foi à tribuna da Casa de Leis para lembrar a importância do Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, celebrado hoje.

“A população precisa criar a consciência do cuidado e evitar a automedicação”, disse. Segundo Freitas, levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que 50% dos medicamentos prescritos e não utilizados ficam guardados, podendo ser usados posteriormente de forma indevida. “É a famosa farmacinha, que todos conhecemos e que pode ser muito prejudicial”, reiterou.

O conselheiro informou que o Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox) de Mato Grosso do Sul registrou 368 ocorrências de intoxicação por medicamentos ao longo de 2015. Isso representa quase 50% de todas as notificações do órgão no período: 761. Prevenção A Lei Estadual 146/2013, de autoria de Professor Rinaldo (PSDB), instituiu em Mato Grosso do Sul a Semana de Conscientização e Combate à Automedicação e Divulgação das consequências do uso indiscriminado de medicamentos.

As ações são realizadas durante a primeira semana do mês de maio e devem ser desenvolvidas pelo Governo do Estado. “Este ano, durante a Caravana da Saúde em Campo Grande [início dia 11 de maio], teremos o recolhimento de medicamentos vencidos ou que sobraram dos tratamentos”, informou Freitas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017
Domingo, 19 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 18 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)