Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conselho de Ética aprova pedido de cassação de Wanderval

Agência Brasil/ Luciana Vasconcelos - 20 de janeiro de 2006 - 12:51

O Conselho de Ética de Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados aprovou há pouco o pedido de cassação do deputado Wanderval Santos (PL-SP) por dez votos a três. Os parlamentares do Conselho seguiram a recomendação dada no parecer do relator do processo, deputado Chico Alencar (Psol-RJ).

Wanderval Santos foi processado por quebra de decoro porque seu motorista apareceu como sacador de R$ 150 mil das contas de Marcos Valério. Em sua defesa, Santos disse que o saque ocorreu a pedido do ex-deputado Carlos Rodrigues e acrescentou que não sabia da transação. Rodrigues renunciou ao mandato no ano passado, antes de ser processado.

Agora, a decisão do Conselho de Ética sobre o mandato de Wanderval Santos segue para o plenário da Câmara para nova votação, dessa vez secreta e de todos os deputados da Casa. O parlamentar do PL paulista considerou a decisão do Conselho "viciada" e prometeu recorrer do resultado na Comissão de Constituição e Justiça.

O relator do processo no Conselho não considerou as justificativas de Wanderval. Segundo ele, a maioria dos processados neste caso sempre alega que tudo aconteceu sem que eles soubessem ou a sua revelia. "Sempre foi o outro. Agora, você delegar para outro responsabilidade que é sua não tem sustentação. O Conselho está muito atento a isso e vai agir, não com espírito de vingança, mas justiça e elucidação dos fatos", destacou Chico Alencar.

A deputada Ângela Guadagnin (PT-SP) votou contra a cassação de Wanderval e defendeu uma pena alternativa. Para ela, o relator introduziu fatos que não tinham a ver com a representação. Também votaram contra a cassação Josias Quintal (PSDB-RJ) e Edmar Moreira (PFL-MG).

Os votos a favor da cassação foram de: Ann Pontes (PMDB-PA), Nelson Trad (PMDB-MS), Jairo Carneiro (PFL-BA), Moroni Torgan (PFL-CE), Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), Bosco Costa (PSDB-SE), Pedro Canedo (PP-GO), Júlio Delgado (PSB-MG), Orlando Fantazzini (PT-SP) e Chico Alencar (Psol-RJ).

SIGA-NOS NO Google News