Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conselho autua 180 pessoas por exercerem ilegalmente profissão de corretor

Liana Feitosa, Campo Grande News - 14 de janeiro de 2015 - 08:08

Foram autuadas 180 pessoas por contravenção penal de exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis em Mato Grosso do Sul durante o ano passado, segundo o Creci-MS (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso do Sul).

Além dos 180 flagrados em exercício ilegal, outras 92 pessoas foram autuadas por auxiliar no execício ilegal. Os autuados realizavam a função de corretor de imóvel sem ter o registro para trabalhar na profissão. Ao todo, existem 4.500 corretores de imóveis ativos no Estado.

Evitar dor de cabeça - Segundo o presidente do Creci-MS, Delso José de Souza, impedir a atuação ilegal de pessoas no setor é uma forma de garantir a segurança dos futuros clientes. O comprador pode ser vítima de má-fé de falsos profissionais.

Para isso, a sociedade pode ajudar a denunciar. “Como é muito difícil da gente pegar um falso corretor trabalhando, as pessoas podem e devem denunciar se souberem de algo", explica Delso.

"É muito difícil o conselho receber denúncias por que os consumidores lesados acionam apenas a justiça. É importante a sociedade ajudar o conselho fiscalizar. Denunciando, é uma forma de tirarmos essas pessoas do exercício ilegal", amplia o presidente.

Segundo ele, em alguns casos o profissional tem um número do Creci, mas está proibido, cassado ou a inscrição está suspensa, irregularidades que também podem ser denunciadas.

Como se preservar - De acordo com o conselho, interessados em comprar ou alugar um imóvel, podem checar se o profissional com quem está fechando negócio é credenciado ao órgão. Para isso, basta ligar para a sede do Creci-MS, cujo telefone é (67) 3325-5557.

Além disso, também é possível consultar a situação do profissional pelo nome da pessoa ou pela inscrição oferecida. Com esses dados, o comprador tem acesso ao histórico do profissional.

Como denunciar - Denúncias podem ser feitas pelo site: www.crecims.com.br. Na página, o internauta pode clicar no menu fiscalização, onde há a opção de denúncias. É só preencher o formulário e relatar o caso.

Fiscalizações para evitar a atuação de pessoas não credenciadas são feitas pelo sistema Cofeci-Creci (Conselho Federal e Regional de Corretores de Imóveis).

SIGA-NOS NO Google News