Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conjuntivite: confira dicas para manter a doença longe

Portal APCD - 07 de outubro de 2015 - 08:30

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, a conjuntivite ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. A conjuntivite pode ser aguda ou crônica, afetar um dos olhos ou os dois. Veja quatro fatos sobre a doença:

Mais comum no verão

Segundo Anibal Cunha, do Instituto Brasileiro de Oftalmologia, a conjuntivite é comum durante o verão. Mas, com o tempo seco e a temperatura alta, como tem acontecido neste inverno, atualmente há mais casos do que o normal.

Lavar as mãos

A melhor prevenção é a higiene. Lavar as mãos com água e sabão pode evitar a contaminação. Também não é recomendável coçar os olhos.

Fazer compressas

Para aliviar a coceira, o ideal é fazer compressas frias com gaze e água filtrada ou soro fisiológico. Não há remédio para combater a conjuntivite. Mas, oftalmologistas também receitam colírios anti-inflamatórios para diminuir o desconforto.

Evitar aglomerações

A irritação deve passar em uma semana. Mas há casos mais persistentes que duram até três semanas. Por isso, trocar as toalhas e fronhas diariamente é importante para evitar o contágio entre os familiares. Evitar ainda aglomerações, praia e piscina.

SIGA-NOS NO Google News