Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: conhecimento e variedade nas atividades é a receita contra o sedentarismo

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 25 de julho de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: conhecimento e variedade nas atividades é a receita contra o sedentarismo

A obesidade é apontada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos. Diante desse preocupante cenário, não há dúvidas de que a prática regular de atividade física é algo essencial.

Para isso, escolher uma atividade que seja estimulante e prazerosa, além de entender de maneira mais detalhada todos os benefícios que ela pode trazer, não só esteticamente, mas em todo o seu organismo, são fundamentais para que o primeiro passo no combate ao sedentarismo seja dado.

O conhecimento do funcionamento do corpo humano agregado à prática de atividade física faz com que os exercícios se tornem mais interessantes. Essa estratégia vale não só para a prática da musculação, nas academias. Vale também para corrida em parques, natação, ciclismo ou para qualquer tipo de exercício que a pessoa se sinta estimulada a fazer.

Nesse sentido, saber que aquele exercício que está sendo realizado não se trata apenas de um movimento mecânico, e entender o esforço realizado, como e quais melhorias ele pode trazer, saber regular, mudar e alternar de maneira consciente e com autonomia, gera uma necessidade fisiológica de buscar se mexer e que se torna a mais efetiva e permanente motivação. Sem esse conhecimento, subterfúgios menos profundos acabam não tendo efetividade e consistência na busca de um estilo de vida ativo.

Com informação acerca do funcionamento do corpo humano, além de aproveitar melhor cada atividade, é possível até mesmo variá-la. Aliás, a variação entre as atividades é um exemplo de recurso muito interessante e que pode estimular os brasileiros a vencer o sedentarismo.

Em um dia, uma caminhada. No outro, uma pedalada, por exemplo. Entender e colocar essas práticas na rotina darão excelente resultado fisiológico do corpo, além de servir como motivação para a manutenção da regularidade nos exercícios. Também poderá proporcionar distintos trabalhos para os diferentes componentes da aptidão física geral, trabalhando o organismo como um todo.

A partir do momento em que entendemos o funcionamento do corpo e de como podemos regular as intensidades, tempo e qualidade dos movimentos, conseguimos, de modo mais fácil e sem grandes barreiras emocionais, superar as dificuldades e implantar um estilo de vida ativo. Com atividades saudáveis e variadas. E de maneira definitiva.

Cristiano Parente - Professor e Coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

SIGA-NOS NO Google News