Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

18/09/2016 11:00

Conheça seu tipo físico e potencialize seu treino

Portal Educação Física

 

Algumas pessoas podem comer o que quiserem que elas permanecem sempre magras. Já outras, não fazem nenhuma atividade física e possuem aquele corpo atlético de dar inveja. E tem também as que malham muito, vivem na dieta e não conseguem emagrecer. Essas características não têm a ver com sorte, mas sim com o tipo físico de cada um.

Existem três tipos corpóreos: endomorfo, ectomorfo e mesomorfo. Eles são influenciados pela genética e determinam não apenas o formato do corpo (ombros largos, cintura estreita, braços compridos etc.), como também sua composição, ou seja, a facilidade de ganhar ou perder massa magra e gordura.

O personal trainer Robson Donato, da academia Compettion, explica que, seja qual for o objetivo da pessoa – perder gordura, ganhar massa magra ou as duas coisas –, é importante que ela saiba qual o seu biotipo. “Dessa forma, fica mais fácil atingir as expectativas, pois o corpo da pessoa estará recebendo os estímulos certos que ele precisa”.

Abaixo, as características de cada tipo físico, e o treino de musculação e a dieta mais indicados para cada um:

1) Endomorfo: Possuem ombros, cintura e quadril largos, ou seja, são indivíduos com o corpo reto. Costumam ser de baixa estatura e contornos arredondados. Apesar de não terem muita dificuldade em ganhar massa magra, têm muita facilidade em estocar gordura, o que os deixa predispostos ao sobrepeso. “Importante destacar, contudo, que nem toda pessoa acima do peso é necessariamente um endomorfo”, explica Robson.

Treinamento: Segundo o treinador, os treinos devem ser de intensidade alta e volume médio, com foco na perda de gordura. “Treinos aeróbicos excessivos devem ser evitados, pois podem fazer com que o atleta ultrapasse seu limite e acabe perdendo não só gordura, como também massa magra”.

Dieta: Como existe uma tendência em ganhar peso, a dieta deve ser hipocalórica para evitar que a ingestão de calorias extras.

2) Ectomorfo: Pessoas naturalmente magras, com corpo estreito e membros longos e lineares. Possuem um metabolismo acelerado e, portanto, apresentam dificuldade para ganhar peso e massa magra.

Treinamento: O treino muscular deve ser focado no ganho de massa magra e, portanto, ter maior intensidade. “É preciso ficar atento, contudo, ao tempo de descanso. Os intervalos entre os exercícios e também entre os treinos devem ser maiores”, alerta Robson.

Por causa de sua biomecânica, os ectomorfos costumam ter maior dificuldade em realizar alguns movimentos, como supino e agachamentos, o que requer um cuidado maior com a postura durante a execução.

Dieta: Aposte nas dietas hipercalóricas, porém direcionadas ao ganho de massa magra.

3) Mesomorfo: Corpo musculoso e atlético, ombros e peitos largos, cintura fina e pernas fortes. São naturalmente fortes e com baixo percentual de gordura. Possuem maior facilidade tanto para ganhar massa magra quanto para controlar a perda de gordura.

Treinamento: Não requerem um trabalho diferenciado, pois respondem bem a qualquer tipo de treinamento. Por suportarem um maior volume e frequência de treino, conseguem ter um melhor avanço e possuem menos chance de sofrer com o overtraining. “Isso não quer dizer que são invencíveis. Possuem risco de lesão como qualquer outra pessoa”, diz o professor.

Dieta: A alimentação não costuma ser um fator preocupante, mas deve ser balanceada como outra qualquer.

Matéria publicada no Ativo.com

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)