Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conheça os novos juízes de MS; mulheres em maior número

TJ/MS - 12 de dezembro de 2005 - 18:03

Os futuros juízes substitutos que passaram no XXVI concurso do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul são Silvia Eliane Tedardi, que passou com a maior média final (6,37) seguida por Ronaldo Gonçalves Onofri, Emirene Moreira de Souza, Ellen Priscile dos Santos, Cristiane Aparecida Biberg, Emerson Ricardo Fernandes e por Daniela Endrice. Todos tiveram as médias finais publicadas no Diário da Justiça do dia 7 de dezembro.

Nos dias 1º e 2 de dezembro foram realizadas a prova oral e a entrevista, últimas fases do concurso. Nos dias 17 e 18 de novembro eles foram submetidos aos exames mental e físico e as provas anteriores foram eliminatórias, sendo que dos 527 candidatos com inscrições deferidas, apenas os sete conseguiram aprovação para os testes finais. Os candidatos disputaram as 17 vagas disponibilizadas pelo TJMS, que abrangem comarcas de todo o Estado. Após a posse, mais sete juízes comporão o quadro do Judiciário sul-mato-grossense.

Um dado que chama a atenção é que pela primeira vez no concurso, dos sete candidatos aprovados cinco são mulheres. Esse fato é inédito na história do Estado, se comparado com os concursos anteriores de ingresso à magistratura estadual quando quem ingressava no Judiciário na maioria era homem. Some-se ao fato que a melhor média final do concurso é de uma candidata.

No concurso anterior, em 2004, dos sete aprovados, apenas duas eram mulheres. No total, 842 candidatos inscreveram-se para tentar uma vaga na magistratura. Já em 2002, dos 24 candidatos aprovados no XXIV concurso apenas seis eram mulheres. O Concurso contabilizou 850 inscritos. O mesmo ocorreu em 2001, no XXIII Concurso quando foram aprovados 13 candidatos e cinco eram mulheres. Portanto, na magistratura sul-mato-grossense é a primeira vez que fica constatada a superação das mulheres – o que revela a inclusão cada vez maior das mesmas nos bancos acadêmicos.

No Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, a Desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, é a única mulher dentre os 25 desembargadores do Estado. A magistrada tomou posse no dia 20 de novembro de 2003 e é a segunda mulher na história do Estado a ocupar a mais alta cúpula do Judiciário e a primeira mulher que representa o Quinto Constitucional destinado ao Ministério Público e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS). A primeira desembargadora do Estado foi Dagma Paulino dos Reis, aposentada em 1995.




Autoria do texto: Priscila Guimarães

SIGA-NOS NO Google News