Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conheça os cinco eixos da Rede Brasil Mulher

Portal Brasil - 14 de janeiro de 2018 - 11:00

A Rede Brasil Mulher, criada para assegurar direitos e dignidade à mulher brasileira, é composta por cinco eixos de atuação. Saiba os objetivos de cada um deles:

EDUCAÇÃO

Com a formação conscientizada de gestores e gestoras, profissionais da educação e estudantes, o programa pretende reduzir a desigualdade entre mulheres e homens e fortalecer o respeito à diversidade. Todas as modalidades de ensino, em todos os níveis, podem ter ações de enfrentamento à desigualdade.

SAÚDE

O acesso ao atendimento especializado em saúde da mulher é uma parte importante da garantia da dignidade e igualdade. O Brasil Mulher vai assegurar direitos sexuais e reprodutivos e qualificar os profissionais com a ação “Mulher, Saúde com Respeito e Autonomia”.

AUTONOMIA ECONÔMICA

Muitas vezes, mulheres vítimas de violência têm dificuldades de reagir devido à dependência financeira. Além disso, elas recebem cerca de 20% a menos que homens que realizam a mesma função. A jornada de trabalho continua com as tarefas domésticas, responsabilidade das mulheres na maioria das casas.

Portanto, ações que considerem as diferenças de classes entre as mulheres, que eliminem a divisão desigual dos trabalhos e a pobreza e também que contribuam para a autonomia econômica das brasileiras é crucial para a redução da desigualdade.

ESPAÇOS DE PODER E DECISÃO

Segundo a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM), menos de 10% dos espaços de poder e decisão nos Legislativos e Conselhos de Administração de empresas são ocupados por mulheres, mesmo que elas sejam a maioria da população. Incentivar que mulheres de diferentes cores, classes e histórias ocupem esses espaços e tenham mais participação é uma ferramenta para a promoção de mudanças culturais, legislativas e institucionais, indica a SPM.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Somando esforços à Lei Maria da Penha, o programa visa eliminar as diversas formas de violência contra a mulher, como tráfico e exploração sexual, agressões, assédios e abusos.

SIGA-NOS NO Google News