Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conheça o esporte nascido na prisão

Agência do Rádio - 24 de abril de 2007 - 08:54

Uma das modalidades presentes nos Jogos Pan-americanos nasceu dentro da prisão. O squash, em sua versão moderna, começou com os detentos de uma penitenciária londrina, no começo do século XIX. Mas, o berço desse esporte foi o mesmo de tantos outros. Na antigüidade, gregos e romanos praticavam um jogo que se parecia muito com o tênis. A popularidade do squash surgiu depois da Segunda Guerra. E foi em 1967 que se disputou o primeiro Campeonato Mundial, na Austrália. Embora seja cada vez mais conhecido pelo público, o squash nunca foi aceito no programa oficial dos Jogos Olímpicos. Mas, no Pan, a modalidade é disputada desde 1995. E o Brasil já marcava presença, garantindo medalhas. O coordenador-técnico de squash do CO-Rio, Nelson Neto, lembra o histórico do País em Jogos Pan-americanos e fala sobre as expectativas para este ano.


"A nossa primeira aparição nos Jogos Pan-americanos foi em 1995, quando nós conquistamos três medalhas de bronze. Já em Winnipeg, em 1999, nós melhoramos a nossa situação, onde conquistamos novamente uma medalha de bronze com Ronivaldo Conceição no individual masculino; feminino foi bronze de novo e masculino foi medalha de prata. Já em Santo Domingo, repetimos exatamente a mesma dose. E o Brasil tem bastante chance, cada vez mais, os jogadores têm treinado bastante e as chances de medalha de ouro, desta vez, são bastante grandes."

O paulista Ronivaldo Conceição e o goiano Rafael Alarcon já garantiram vaga para os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro e são promessas de medalhas. Além deles, o squash brasileiro tem direito a mais oito vagas no Pan 2007, incluindo as categorias femininas.

Eline Santos na cobertura do Pan 2007

SIGA-NOS NO Google News