Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conheça motivos para você nunca mais contar as calorias da sua comida

Bolsa de Mulher - 22 de setembro de 2015 - 11:30

Ninguém é capaz de passar o dia com calculadora na mão contabilizando a quantidade de calorias que consome ao longo do dia. A matemática em relação aos alimentos, inclusive, pode gerar estresse e ansiedade, problemas conhecidos por atrapalhar na perda de peso. E esta não é a única razão pela qual as dietas baseadas em contagem de calorias caíram em desuso já há algum tempo.

Contar calorias não é um método eficaz para emagrecer, já que são variados os fatores que, combinados, são os responsáveis por uma perda de peso saudável e livre do efeito sanfona. Mesmo porque, sabe-se que ingerir 100 calorias através de um doce é bem diferente de consumir 100 calorias de uma fruta, por exemplo.

Segundo especialistas, a perda de peso baseada em calorias foi analisada apenas em testes de laboratórios e que não deve ser aplicada a humanos, já que podem comprometer a saúde, pois é impossível controlar a saciedade através de contas com lápis e papel.

Outro indicador importante de que contar calorias é uma roubada é que dois alimentos completamente diferentes podem conter a mesma quantidade de calorias, mas ser processado de diferente forma no organismo. Por exemplo: um pão rico em carboidrato e nozes ricas em proteínas. Por mais que possuam as mesmas calorias, o corpo exige o dobro de energia para metabolizar as nozes do que o pão. Assim, as calorias extras seriam armazenadas como gordura.

SIGA-NOS NO Google News