Cassilândia, Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

23/08/2017 11:00

Conheça mais sobre vigorexia: a preocupação excessiva com o corpo

Natue

o que é vigorexia?

Os transtornos alimentares e de imagem corporal são cada vez mais comuns atualmente. Existem diversos tipos de transtornos, além da anorexia e bulimia, como a vigorexia.

A vigorexia é um transtorno dismórfico corporal, também conhecido como dismorfia muscular ou anorexia reversa, sendo os homens os principais afetados, embora também possa atingir as mulheres. A vigorexia é caracterizada por uma preocupação excessiva com o corpo, que deve ser suficientemente forte e musculoso. Pessoas que sofrem com esse transtorno normalmente se descrevem como “pequenos e fracos”, quando na realidade apresentam musculatura bem desenvolvida, em níveis acima da média da população masculina.

Devido à preocupação excessiva com a imagem física, principalmente com a massa muscular, pessoas com vigorexia tendem a exagerar na musculação, além de seguirem dietas com maior teor de proteínas e utilizar suplementos proteicos, ou até esteroides anabolizantes de forma indiscriminada. Outra característica observada nesse grupo de indivíduos é que evitam a prática de atividades aeróbicas com medo de perder massa muscular e têm vergonha de expor o próprio corpo, utilizando várias camadas de roupas, mesmo em dias quentes.

vigorexia: sintomas

Preocupação exagerada em ficar forte a qualquer custo;
Passam horas na academia, malhando;
Sentir vergonha do próprio corpo;
Apresentar comportamento depressivo quando ocorre perda de massa muscular, seja por problemas de saúde ou impossibilidade de treinar;
Sentimento de culpa por não conseguir treinar;
Considerar que todos os sacrifícios são poucos para conseguir um corpo perfeito;
A imagem vista no espelho por alguém com vigorexia é de uma pessoa fraca e magra, sem músculos e sem atrativo físico (por mais que já estejam musculosos e definidos);
Fazer uso de diversos suplementos alimentares, inclusive esteroides e anabolizantes para desenvolver a musculatura, devido à preocupação exagerada em ficar forte.
vigorexia: danos para saúde

A vigorexia é um transtorno relacionado à diversas mudanças alimentares, psicológicas e sociais, podendo acarretar em danos à saúde. Confira:

Excesso de atividade física: pode ocasionar insônia, falta de apetite, irritabilidade, fraqueza cansaço, dificuldade de concentração, além de problemas físicos, como prejuízos para saúde óssea e articular, lesões, falta de agilidade e encurtamento de músculos e tendões;
Uso de anabolizantes: doenças cardiovasculares, hipertensão, lesões e tumores hepáticos, hipertrofia prostática, disfunção sexual e alteração da voz;
Dieta inadequada (rica em proteínas e pobre em carboidratos e gorduras) aliada ao uso indiscriminado de suplementos proteicos: causa alterações metabólicas, afetando principalmente os rins e o fígado, a taxa de glicemia (açúcar no sangue) e o colesterol;
Isolamento e dificuldade em se relacionar com outras pessoas;
Fadiga constante, insônia e perda de apetite.
tratamento para vigorexia

O tratamento principal para vigorexia é a psicoterapia com terapia individual e em grupo, uso de medicamentos para depressão e ansiedade, além de orientação alimentar.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 24 de Setembro de 2017
18:01
Município suspende aulas
11:00
Mundo fitness
10:00
Receita do dia
Sábado, 23 de Setembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)