Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conheça a vida de Santo João Batista de Rossi

Portal Angels - 23 de maio de 2018 - 09:00

João Batista de Rossi nasceu no dia 22 de fevereiro de 1698, em Voltágio, na província de Gênova, Itália. Aos dez anos foi trabalhar para uma família muito rica em Gênova como pajem, para poder estudar e se manter. Três anos depois se transferiu definitivamente para Roma, morando na casa de um primo que já era sacerdote e estudando no Colégio Romano dos jesuítas. Lá se doutorou em Filosofia, convivendo com os melhores e mais preparados de sua geração de clérigos. Depois os cursos de Teologia ele concluiu com os dominicanos de Minerva.

À todo esse esforço intelectual João Batista acrescentava uma excessiva carga de atividade evangelizadora, mesmo antes de ser ordenado sacerdote, junto aos jovens e as pessoas abandonadas e pobres. Com isso teve um esgotamento físico e psicológico tão intenso, que desencadearam os ataques epiléticos e uma grave doença nos olhos. Nunca mais se recuperou e teve de conviver com essa situação o resto da vida. Contudo ele nunca deixou de praticar a penitência concentrada na pouca alimentação, minando ainda mais seu frágil organismo.

Recebeu a unção sacerdotal em 1721. Nessa ocasião, devido a experiência adquirida na direção dos grupos de estudantes, decidiu fundar a Pia União de Sacerdotes Seculares, que dirigiu durante alguns anos. Lá, até o final de 1935, passaram ilustres personalidades do clero romano, alguns mais tarde a Igreja canonizou e outros foram eleitos para dirigi-la.

Entretanto João Batista queria uma obra mais completa, por isso fundou e também dirigiu, a Casa de Santa Gala, para rapazes carentes e a Casa de São Luiz Gonzaga, para moças carentes. Aliás este era seu santo preferido e exemplo que seguia no seu apostolado.

O seu rebanho era os mais pobres, doentes, encarcerados e pecadores. Tinha o dom do conselho, era atencioso e paciente com todos os fiéis, que formavam filas para se confessarem com ele. O tom de consolação, exortação e orientação com que tratava seus penitentes atraíam cristãos de toda a cidade e de outras vizinhanças. João Batista era incansável, dirigia tudo com doçura e firmeza e onde houvesse necessidade de algum socorro alí estava ele levando seu fervor e força espiritual.

Quando seu primo cônego morreu, ele foi eleito para sucede-lo em Santa Maria, em Cosmedin, Roma. Mas acabou sendo dispensado da obrigação do coro, para poder se dedicar com maior autonomia aos seus compromissos apostólicos.

Aos sessenta e seis anos de idade, a doença finalmente o venceu e ele morreu no dia 23 de maio de 1764, tão pobre que seu enterro foi custeado pela caridade dos devotos. João Batista de Rossi foi canonizado pelo Papa Leão XIII em 1881, que marcou sua celebração para o dia de sua morte.

SIGA-NOS NO Google News