Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conheça a rotina alimentar de um atleta de alto rendimento

Gazeta Esportiva - 13 de abril de 2019 - 11:00

Quem se depara com a performance de um atleta durante treinos e competições, na maioria das vezes não imagina o que está por trás dos resultados. Treinos diários, alimentação balanceada e hidratação constante. O cardápio de um atleta exige moderação e empenho na preparação antes, durante e depois dos exercícios. A alimentação bem dosada equilibra as necessidades energéticas, melhorando o rendimento na atividade física.

Cada modalidade esportiva possui particularidades que devem ser levadas em conta durante a elaboração de uma rotina alimentar específica, mas há questões básicas que devem ser consideradas por todos os esportistas. “Antes do treino, é importante que o atleta esteja bem hidratado, nunca treinar em jejum, e evitar o consumo de alimentos com cafeína”, explica a nutricionista Carla Melione.

Gabriela Monteiro, ciclista e empresária do ramo do esporte, explica que diferencia a dieta do cotidiano da que pratica no pré-prova “O objetivo da alimentação pré-prova é guardar o máximo de energia possível nos músculos. Portanto, aumento significativamente a quantidade de carboidratos na dieta por volta de três dias antes da competição”, explica a empresária responsável pelo Gran Fondo Rio 2019.

Em dias “normais”, Gabi busca alimentar-ser sem esquecer nenhum grupo nutricional, mas mesmo quando se trata de carboidratos, ela é cuidadosa. “Procuro ingerir os de alto índice glicêmico, e sempre tenho a mão um pacote de snacks saudáveis, como o TidBits, ou frutas como a banana. Mas é importante sempre ter um lanchinho na bolsa”.

Para a ciclista, o que ela come determina a intensidade dos treinos. “Quanto melhor eu como, melhor meu desempenho”, conclui.

Patrícia Antunes, campeã brasileira de escalada esportiva, é adepta de hábitos exemplares de alimentação desde a infância. “Se eu pudesse, vivia só de fruta, mas na verdade amo qualquer alimento natural. Eu só tinha um pouco de dificuldade de comer proteína animal, mas depois de adulta isso mudou, principalmente sendo atleta”, comenta.

A atleta, que segue uma dieta rígida e come de cinco a seis vezes ao dia, geralmente prepara os próprios pratos. “Gosto muito de preparar minhas próprias refeições, e entre os alimentos que mais me dão energia estão a aveia, iogurtes -uso o de Kefir, eu mesma faço-, castanhas, amendoim e frutas”. Para Patrícia, os benefícios dessa escolha de vida são vários. “Me deixa mais disposta, bem humorada, disciplinada, regrada, não trás ansiedade, é tudo de bom! Além de me deixar mais preparada para os treinos e competições, e manter a forma física, claro”.

Mas assim como todos os mortais, Patrícia tem momentos em que foge dos hábitos cotidianos, mas sempre sem descuidar do corpo, e o mais importante, da saúde. “Aos finais de semana me permito ter um momento de comer uma besteirinha, acho super normal e até necessário. No dia a dia opto por receitas e produtos que saciem a vontade de comer “besteira” mas sem fugir da dieta. Geralmente recorro a chips saudáveis, sempre os que não passam por processo de fritura”, explica.

Raquel Saratt, praticante do Wellness, sabe mais do que ninguém a importância de conhecer o que ingere, pois além de atleta, também é estudante de nutrição. “ A opção por um estilo de vida diferente teve início após o nascimento do meu segundo filho, uns 6 anos atrás. Estava insatisfeita com minha aparência, era sedentária e não tinha nenhum critério para me alimentar e isso começou a me incomodar”, comenta a esportista que hoje tem uma vida extremamente oposta, com alimentação focada e dividida em seis refeições ao dia. “Tenho foco nos macronutrientes carboidrato e proteína, mas atenção especial aos micronutrientes também. Além disso, amo frutas, mas elas nem sempre estão presentes em minha dieta”.

Com hábitos rígidos, raramente Raquel consegue ter um dia para comer besteira, sempre evitando a ingestão de alimentos ricos em açúcar. “Tenho cuidado com o sódio também. Evito alimentos com corantes, conservantes. Sou uma incansável defensora da alimentação saudável, não somente pelo corpo, mas pela saúde”.

Mesmo na hora de consumir os temidos carboidratos, o controle não é amenizado. “Uso chips saudáveis como fonte de carboidrato, em um lanche por exemplo. Tenho usado o snack TidBits como “nachos” , junto com frango desfiado. Com hommus também é legal, protéico e vegano”.

Raquel finaliza com uma dica para quem pretende ser um atleta de alto nível “Optem por alimentos naturais, não pulem refeições, fiquem de olho em alimentos calóricos e pobres em nutrientes. Diante de alimentos industrializados leiam os rótulos e façam escolhas saudáveis. Usem o alimento ao seu favor”.

SIGA-NOS NO Google News