Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/12/2015 11:00

Conheça a relação entre a Vitamina D e as atividades físicas

Fitness Journal

Quem já se surpreendeu com um resultado abaixo do normal para Vitamina D? Várias pessoas inclusive eu! Infelizmente essa situação está cada vez mais normal, apesar da nossa cidade nos presentear com um belíssimo sol ao longo de todo o ano.

Mas é preciso um alerta para essa deficiência: Não pense que essa baixa na Vitamina D é normal e não representa danos à saúde.

As principais fontes de vitamina D alimentares são: Óleos de fígado de peixe (bacalhau, atum e cação), gema de ovo, manteiga, salmão e atum. Mas não adianta apenas ingerir as fontes alimentares!

O 7-dehidrocolesterol, presente na pele, em contato com os raios solares é transformado em vitamina D3 (só através da exposição ao sol). Esta forma não ativa da vitamina D é transportada pela corrente sanguínea até o fígado que a transforma em calcidiol. Porém, a Vitamina D ainda passa por outro processo bioquímico nas células renais para se tornar ativa.

Qual a função da Vitamina D?

A Vitamina D é responsável por manter a homeostase do cálcio e do fósforo, mantendo conseqüentemente as concentrações de cálcio intra e extracelular entre uma faixa fisiologicamente aceitável.

Sendo assim, ingestão insuficiente ou a dificuldade de absorção da vitamina D pode ocasionar perda óssea gerando osteoporose, dores e fadiga muscular. Alguns estudos também relacionam a deficiência de vitamina D com doenças cardiovasculares, diabetes tipo 1, tipo 2 e esclerose múltipla.

O que a Vitamina D tem a ver com a performance esportiva?

Níveis sanguíneos adequados da Vitamina D podem aumentar a força e potência dos músculos de contração rápida, reduzindo assim inflamações, além de melhorar a imunidade, principalmente durante as fases de treinos mais intensos.

A deficiência da Vitamina D pode causar sarcopenia, fraqueza muscular, e contribuir para um aumento do risco de danos musculares e miopatias.

Estudos demonstram atrofia de fibras musculares do tipo II, nos casos de deficiência, que estão relacionados a diminuição de força muscular. Outros apontam também seu efeito no fortalecimento muscular e na diminuição do risco de quedas em idosos, quando associado a exercícios físicos.

Qual a indicação diária de Vitamina D?

- 200UI para crianças e adultos até 50 anos.
- Após os 50 anos – 400UI,
- Em alguns casos é necessário o uso de suplementos. Praticantes de atividades físicas podem chegar a ter a necessidade de 800UI.

Em resumo: É de fundamental importância para saúde como um todo e para a melhora da performance no esporte ter os níveis de Vitamina D adequados. Para um melhor aproveitamento é necessária a ingestão das fontes alimentares, associada à exposição ao sol. Em alguns casos só o médico ou nutricionista podem indicar a necessidade e dose adequadas de uma suplementação de Vitamina D.

* Alice Alagia é colunista convidada do Portal Fitness Journal. Alice é nutricionista esportiva e responsável técnica em nutrição em diversas redes de academias em Salvador, Bahia.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)