Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: conheça a relação entre a Vitamina D e as atividades físicas

Mundo Fitness

Fitness Journal - 02 de junho de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: conheça a relação entre a Vitamina D e as atividades físicas

Quem já se surpreendeu com um resultado abaixo do normal para Vitamina D? Várias pessoas inclusive eu! Infelizmente essa situação está cada vez mais normal, apesar da nossa cidade nos presentear com um belíssimo sol ao longo de todo o ano.

Mas é preciso um alerta para essa deficiência: Não pense que essa baixa na Vitamina D é normal e não representa danos à saúde.

As principais fontes de vitamina D alimentares são: Óleos de fígado de peixe (bacalhau, atum e cação), gema de ovo, manteiga, salmão e atum. Mas não adianta apenas ingerir as fontes alimentares!

O 7-dehidrocolesterol, presente na pele, em contato com os raios solares é transformado em vitamina D3 (só através da exposição ao sol). Esta forma não ativa da vitamina D é transportada pela corrente sanguínea até o fígado que a transforma em calcidiol. Porém, a Vitamina D ainda passa por outro processo bioquímico nas células renais para se tornar ativa.

Qual a função da Vitamina D?

A Vitamina D é responsável por manter a homeostase do cálcio e do fósforo, mantendo conseqüentemente as concentrações de cálcio intra e extracelular entre uma faixa fisiologicamente aceitável.

Sendo assim, ingestão insuficiente ou a dificuldade de absorção da vitamina D pode ocasionar perda óssea gerando osteoporose, dores e fadiga muscular. Alguns estudos também relacionam a deficiência de vitamina D com doenças cardiovasculares, diabetes tipo 1, tipo 2 e esclerose múltipla.

O que a Vitamina D tem a ver com a performance esportiva?

Níveis sanguíneos adequados da Vitamina D podem aumentar a força e potência dos músculos de contração rápida, reduzindo assim inflamações, além de melhorar a imunidade, principalmente durante as fases de treinos mais intensos.

A deficiência da Vitamina D pode causar sarcopenia, fraqueza muscular, e contribuir para um aumento do risco de danos musculares e miopatias.

Estudos demonstram atrofia de fibras musculares do tipo II, nos casos de deficiência, que estão relacionados a diminuição de força muscular. Outros apontam também seu efeito no fortalecimento muscular e na diminuição do risco de quedas em idosos, quando associado a exercícios físicos.

Qual a indicação diária de Vitamina D?

- 200UI para crianças e adultos até 50 anos.
- Após os 50 anos – 400UI,
- Em alguns casos é necessário o uso de suplementos. Praticantes de atividades físicas podem chegar a ter a necessidade de 800UI.

Em resumo: É de fundamental importância para saúde como um todo e para a melhora da performance no esporte ter os níveis de Vitamina D adequados. Para um melhor aproveitamento é necessária a ingestão das fontes alimentares, associada à exposição ao sol. Em alguns casos só o médico ou nutricionista podem indicar a necessidade e dose adequadas de uma suplementação de Vitamina D.

* Alice Alagia é colunista convidada do Portal Fitness Journal. Alice é nutricionista esportiva e responsável técnica em nutrição em diversas redes de academias em Salvador, Bahia.

SIGA-NOS NO Google News