Cassilândia, Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

08/04/2005 14:06

Conheça a aposentadoria por idade

AgPrev

A aposentadoria por idade é um benefício concedido pela Previdência Social aos segurados que alcançam idade avançada. Esse benefício substitui o salário do trabalhador. Para ter direito a esta aposentadoria é preciso ter uma idade mínima. Os homens, 65 anos, e as mulheres, 60 anos. No caso do trabalhador rural, que também tem direito, a idade exigida é menor: 60 anos para os homens e 55 anos para as mulheres.

Além da idade, o segurado precisa comprovar a contribuição à Previdência. Para os segurados urbanos é preciso ter cumprido a carência mínima de 180 pagamentos mensais, o que equivale a 15 anos de contribuição. No caso dos trabalhadores que já eram segurados da Previdência Social antes de 25 de julho de 1991, a carência exigida é um pouco menor. NesSe caso, o trabalhador segue uma tabela de transição, que é a seguinte: em 2005, o segurado precisa ter 144 contribuições (12 anos); em 2006, 150 contribuições (12,5 anos) e e 2007, 156 contribuições (13 anos). Essa tabela aumenta a carência em seis meses a cada ano, até chegar a 15 anos em 2011.

Já para os trabalhadores rurais, o INSS pede a comprovação do trabalho na atividade rural em número de meses idêntico ao número de contribuições, ou seja, 15 anos de trabalho no campo ou de acordo com a tabela de transição.

Documentação – Para requerer a aposentadoria por idade, o segurado deve procurar a Agência da Previdência Social mais próxima e levar todos os documentos exigidos. Se tiver qualquer dúvida, antes de procurar o INSS pode ligar para o PREVfone (0800780191).

Os documentos necessários para dar entrada na aposentadoria por idade são: carteira de identidade; PIS/PASEP ou número de inscrição de contribuinte individual; CPF; carteira de trabalho; todos os comprovantes de recolhimentos à Previdência Social, inclusive a documentação complementar: certificado do sindicato de trabalhadores avulsos, (estivador, carregador, vigia, etc.); registro de firma individual, para os contribuintes individuais; documentos de comprovação do exercício de atividade rural, para o segurado especial (trabalhador rural).

Segurado - O aposentado Gasparino Moreira dos Santos, de 67 anos, parou de trabalhar há quatro meses e já recebe a aposentadoria por idade da Previdência Social. Proprietário de uma pequena empresa, Gasparino trabalhou também como porteiro antes de dar entrada em sua aposentadoria e contribuiu durante 15 anos para a Previdência Social. Sobre o atendimento do INSS, diz estar satisfeito: “Comigo está tudo certo. Me aposentei faz pouco tempo e já recebo minha aposentadoria corretamente.”

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017
Domingo, 19 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 18 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)