Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 8 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Congresso vai se tornar observador permanente na ONU

Agência Câmara - 31 de outubro de 2003 - 07:45

O parlamento brasileiro vai se tornar observador permanente nas assembléias da ONU. O anúncio foi feito pelo Secretário Geral da ONU, Kofi Annan, ao presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha, e quatro líderes partidários que estão nos Estados Unidos para participar da 58ª Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas. Ele informou aos parlamentares brasileiros que a União Interparlamentar, organismo internacional integrado por deputados e senadores de todo o mundo e do qual o Brasil é parte, passará a ocupar lugar de observador permanente junto à ONU.
A União Interpalarmentar, criada em 1889, é uma organização internacional que congrega representantes de mais 100 parlamentos.
Segundo o Presidente da Câmara, no encontro com Kofi Annan, ficou claro o papel ativo que o Brasil tem desempenhado em todos os temas mundiais e em destaque no combate à fome. “O Secretário Geral da ONU demonstrou um profundo conhecimento do Brasil e elogiou o carisma e a postura do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no combate à fome”, relatou João Paulo. Ele informou ainda que comitivas de parlamentares de mais de 80 países estão participando, como observadores da 58ª. Assembléia Geral da ONU.

PRESTÍGIO
O Líder do PSDB, Jutahy Júnior (BA), afirmou que a audiência com o secretário Geral da ONU confirma a importância que a ONU dá ao parlamento brasileiro. “É uma demonstração de prestígio, da importância do papel do legislativo nas relações internacionais. Fortalecer a ONU é fortalecer nossa tradição de política externa”, conclui o líder do PSDB.

SIGA-NOS NO Google News