Cassilândia, Quarta-feira, 26 de Abril de 2017

Últimas Notícias

03/11/2004 13:15

Congresso quer implantar homeopatia na rede pública

Irene Lôbo / ABr

Estruturar a homeopatia na rede pública de saúde. Esta será a principal reivindicação dos participantes do 27º Congresso Brasileiro de Homeopatia, que reunirá mais de 600 profissionais homeopatas em Brasília até o próximo sábado (6). O tema este ano é A Medicina do Sujeito e o Desafio Institucional.

Surgida na Alemanha com o médico Christian Samuel Hahnemann (1755-1843), a homeopatia chegou ao Brasil no final do século 19. Com o advento dos antibióticos, nos anos 20, a especialidade perdeu o apoio institucional, mas ressurgiu com força com os movimentos da contracultura da década de 70. Nos últimos dez anos, a homeopatia tem sido utilizada informalmente no Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente do Congresso, o médico Divaldo Dias Mançano, acredita que os homeopatas de hoje têm maturidade suficiente para ocupar espaço no SUS. "É um direito constitucional do cidadão ter acesso a toda forma de atenção à saúde", destaca.

Já o homeopata brasiliense César Nascimento diz que a adoção da homeopatia do SUS também pode ser uma medida econômica: "A medicina homeopática é barata, eficaz e vêm sendo utilizada em países do mundo inteiro de forma crescente. Então é interessante para a saúde pública em termos não só de resultados mas em termos de custos que a medicina homeopática seja implantada".

No início deste ano, o Ministério da Saúde criou um grupo de planejamento para medicinas naturais e práticas complementares de saúde. A coordenadora do subgrupo de homeopatia, Tatiana Lofti de Sampaio, informou que a homeopatia já está presente na rede pública de 20 estados, sendo 16 capitais e cerca de 110 municípios. Segundo ela, o Sistema de Informações do SUS registra que há 457 profissionais médicos homeopatas no SUS e que no ano de 2003 foram realizadas cerca de 300 mil consultas médicas homeopáticas.

No congresso, o público terá acesso a oficinas, minipalestras e cursos na área. Também serão montados espaços com informações para os estudantes de homeopatia. Duas autoridades internacionais no assunto estarão presentes discursarão durante o congresso. O médico indiano Ramakrishnan, especialista no tratamento de câncer e o argentino Juan Schaffer, que abordará a simbologia da homeopatia. No total, serão mais de 80 colaboradores e palestrantes nacionais.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 25 de Abril de 2017
Segunda, 24 de Abril de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)