Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Congresso quer implantar homeopatia na rede pública

Irene Lôbo / ABr - 03 de novembro de 2004 - 13:15

Estruturar a homeopatia na rede pública de saúde. Esta será a principal reivindicação dos participantes do 27º Congresso Brasileiro de Homeopatia, que reunirá mais de 600 profissionais homeopatas em Brasília até o próximo sábado (6). O tema este ano é A Medicina do Sujeito e o Desafio Institucional.

Surgida na Alemanha com o médico Christian Samuel Hahnemann (1755-1843), a homeopatia chegou ao Brasil no final do século 19. Com o advento dos antibióticos, nos anos 20, a especialidade perdeu o apoio institucional, mas ressurgiu com força com os movimentos da contracultura da década de 70. Nos últimos dez anos, a homeopatia tem sido utilizada informalmente no Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente do Congresso, o médico Divaldo Dias Mançano, acredita que os homeopatas de hoje têm maturidade suficiente para ocupar espaço no SUS. "É um direito constitucional do cidadão ter acesso a toda forma de atenção à saúde", destaca.

Já o homeopata brasiliense César Nascimento diz que a adoção da homeopatia do SUS também pode ser uma medida econômica: "A medicina homeopática é barata, eficaz e vêm sendo utilizada em países do mundo inteiro de forma crescente. Então é interessante para a saúde pública em termos não só de resultados mas em termos de custos que a medicina homeopática seja implantada".

No início deste ano, o Ministério da Saúde criou um grupo de planejamento para medicinas naturais e práticas complementares de saúde. A coordenadora do subgrupo de homeopatia, Tatiana Lofti de Sampaio, informou que a homeopatia já está presente na rede pública de 20 estados, sendo 16 capitais e cerca de 110 municípios. Segundo ela, o Sistema de Informações do SUS registra que há 457 profissionais médicos homeopatas no SUS e que no ano de 2003 foram realizadas cerca de 300 mil consultas médicas homeopáticas.

No congresso, o público terá acesso a oficinas, minipalestras e cursos na área. Também serão montados espaços com informações para os estudantes de homeopatia. Duas autoridades internacionais no assunto estarão presentes discursarão durante o congresso. O médico indiano Ramakrishnan, especialista no tratamento de câncer e o argentino Juan Schaffer, que abordará a simbologia da homeopatia. No total, serão mais de 80 colaboradores e palestrantes nacionais.

SIGA-NOS NO Google News