Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/04/2004 09:47

Congresso Nacional tem semana dedicada ao índio

Agência Senado

O Dia do Índio será comemorado durante toda a semana no Congresso Nacional. Daqui a pouco, será aberta uma exposição de fotos dos povos indígenas do Brasil no Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados.
Às 10 horas, o Plenário será transformado em comissão geral para um debate sobre a temática indígena e também ocorrerá o lançamento da Campanha Educativa sobre Direitos Humanos e Direitos Indígenas, do Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH) e do Centro de Proteção Internacional de Direitos Humanos. Para os eventos, foram convidados o jurista Dalmo Dalari; o religioso Dom Pedro Casaldaglia; lideranças indígenas; a Fundação Nacional do Índio (Funai); representantes do IIDH; da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara; dos artistas; e da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas. O debate foi proposto pelo coordenador da Frente, deputado Eduardo Valverde (PT-RO), e outros deputados ligados à questão indígena.

Senado Federal
Também será aberta, daqui a pouco, a exposição "Artesanato Indígena Brasileiro" e fotografias da etnia Ashaninka-AC, organizadas pelo gabinete do senador Geraldo Mesquita Junior (PSC-AC), no espaço da Galeria do Senado. Terá início, ainda, a programação de vídeos sobre a temática indígena, com monitores de TV distribuídos pelos espaços de livre circulação.
Amanhã, às 9 horas, será realizada sessão solene, no Senado, com a participação especial da cantora indígena Cláudia Tikuna, acompanhada do Coral do Senado e de convidados de honra.
Na quinta-feira (22), na Câmara, às 19 horas, será exibido o filme "Pisa Ligeiro", de Bruno Pacheco. Em seguida, será realizado um debate com convidados especiais, no auditório Freitas Nobre do anexo IV.
O PT do Distrito Federal também está organizando um seminário, que deverá acontecer na Câmara, de sexta (23) a domingo (25), para discutir as questões centrais da política indigenista no País.

Acampamento indígena
Foi montado na última quinta-feira (15) um acampamento indígena, chamado de "Terra Livre", no gramado em frente ao Ministério da Justiça. No local, estão acampadas lideranças indígenas dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Amazonas, Roraima, Goiás, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Uma das reivindicações dos indígenas trata-se da homologação, até hoje (data em que se comemora o Dia do Índio), da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Eles querem ser ouvidos pelo Governo Federal. A coordenação do movimento protocolou pedidos de audiências com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; ministros Márcio Thomaz Bastos (Justiça), e Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência); e com o presidente da Funai, Mércio Gomes.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)