Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Congresso está aberto para visitas nas férias escolares

Agência Câmara - 23 de julho de 2007 - 08:02

No período de férias escolares, grupos de visitantes de vários estados brasileiros e de outros países visitam o palácio do Congresso Nacional em Brasília. Durante a visita guiada, são fornecidos dados sobre a história da construção do prédio, concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e sobre suas obras de arte. Espalhados pelos espaços das duas Casas há esculturas de Alfredo Ceschiatti e painéis de Athos Bulcão, Di Cavalcanti e Marianne Peretti.

Somente no primeiro semestre de 2007, o número de visitantes do Congresso já ultrapassa 71 mil pessoas. Nessa estatística, não estão contabilizadas as pessoas que freqüentam a Casa durante o expediente normal para acompanhar as sessões ou a votação de projetos. Mais de 200 mil pessoas visitaram a Câmara entre 2003 e 2004, e em 2005 o número ultrapassou os 145 mil.

Os turistas têm a oportunidade de conhecer os lugares mais freqüentados pelos parlamentares, como os salões Verde, Negro e Azul, além dos plenários da Câmara e Senado. A última escala da visita é o salão decorado com o mobiliário utilizado pelo Senado em 1960, antes da mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília.

O programa de visitas oferece noções básicas sobre o processo legislativo, a elaboração das leis e o trabalho dos parlamentares. Durante as visitas, são distribuídos folders com informações sobre a Câmara em três idiomas - português, inglês e francês.

Turismo cívico
A visitação ao prédio do Congresso começou em 1996, e em 1998 houve uma adaptação para atender a grande demanda de interessados. Além dos visitantes do turismo cívico, Brasília recebe todas as semanas caravanas de cidadãos que vêm fazer protestos ou reivindicações em frente ao prédio do Congresso. Cruzes, lenços e outros ícones transformam a paisagem da Esplanada dos Ministérios. Fotos de várias das manifestações, além de imagens das dependências, obras e exteriores do Palácio do Congresso Nacional podem ser vistas no site http://www2.camara.gov.br/internet/bancoimagem, no link "Institucionais".

Serviço
As visitas monitoradas ocorrem de segunda a sexta-feira, sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17 horas. O agendamento pode também ser feito pelo Serviço de Recepção e Turismo da Coordenação de Relações Públicas (Secom) pelos telefones 3216-1771/1772 ou pelo e-mail [email protected].

Em 2006 a Câmara iniciou, pela internet, uma visita virtual que permite conhecer os espaços físicos mais usados pelos parlamentares e procurados pelos visitantes, no endereço http://www2.camara.gov.br/conheca/visiteacamara/visita. Após alguns cliques no mouse, o visitante pode conhecer um pouco da arquitetura brasileira e das obras de arte doadas à Câmara.

SIGA-NOS NO Google News