Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Congresso Educacional começa hoje, às 18h30, na Capital

Contexto Mídia - 13 de julho de 2009 - 11:40

Começa hoje às 18h30 no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo o 8º Congresso Educacional de Mato Grosso do Sul. O evento segue até o dia 15 de julho e traz conferencistas conceituados para discutir educação. A solenidade de abertura deve contar com a presença do governador André Puccinelli.
O congresso oferece mini-cursos, palestras e oficinas com abordagens teóricas e práticas. Uma oportunidade para que educadores e instituições de ensino possam debater e refletir a forma de trabalhar a educação, encontrando novas perspectivas para lidar com as mudanças comportamentais de crianças e jovens em idade escolar. Atualmente a adoção de uma postura diferenciada na abordagem da profissão é um desafio para os educadores avalia a coordenadora pedagógica, Claudia Pedraza.
“Discutir educação é importantíssimo. Este congresso será a chance dos professores avaliarem a forma de trabalhar e lidar com aluno. As palestras vão poder auxiliar este profissional a absorver e repassar o conhecimento para o estudante de uma maneira mais atraente”.
Por meio de quatro palestras, quatro mini-cursos e três oficinas a oitava edição do evento pretende fomentar a reflexão dos professores e dirigentes de instituições de ensino de agregar ao conhecimento técnico de suas disciplinas as experiências, estudos e práticas pedagógicas que deram certo.
Há oito edições na presidência do Congresso Educacional, Adelina Spengler, afirma que é fundamental a qualificação dos profissionais da educação e que a realização de encontros temáticos é de extrema importância. “É Por meio da troca de informações, de exemplos bem sucedidos, é que vamos conseguir debater e encontrar soluções para o setor da educação. Hoje nosso País sofre de uma enorme carência educacional e precisamos pensar, planejar e estruturar a transmissão do conhecimento para oferecer nossos alunos uma educação de qualidade”.


Abertura
A primeira palestra do congresso será logo após a abertura solene. Com o tema “É possível fazer uma escola diferente” o palestrante convidado José Pacheco, mestre em ciências da Educação e diretor da escola da Ponte em Portugal contará sobre a experiência portuguesa. Pacheco é reconhecido por idealizar e coordenar, desde 1976, a Escola da Ponte. Notabilizada como projeto educativo inovador, pois se baseia na autonomia dos estudantes, ou seja, não existe a separação convencional dos estudantes por idade ou por séries, os professores e alunos trabalham de forma integrada a partir de projetos pedagógicos. Ele abrirá oficialmente no dia 13 julho, o círculo de palestras com o tema “É possível fazer uma escola diferente”.
A programação segue no dia 14 de julho com a pedagoga, especialista em administração escolar em ensino fundamental e médio, Maria Augusta Rossini, abordando a “Pedagogia afetiva”. No mesmo dia o doutor em neurociência José Meciano Filho apresenta “Século XXI: Hora de mudar a avaliação”. O ciclo de palestras termina no dia 15 de julho com o administrador Daniel Godri, que trata de “Alegria de ser e pertencer. Os segredos de uma equipe feliz”.
O educador do futuro precisa saber que para trabalhar com esta nova geração deve estar sempre se atualizando e comprometido em aprender sempre, para poder ensinar com qualidade e alegria.
As inscrições para o 8º Congresso Educacional de Mato Grosso do Sul podem ser feitas pelo site www.escolapaulofreire.com.br. Informações pelo telefone (67) 3341 5256.

SIGA-NOS NO Google News