Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/08/2005 09:53

Congresso aprova EC do Plano Nacional de Cultura

Ministério da Cultura

Foi promulgada nesta quarta-feira, dia 10 de agosto, a Emenda Constitucional que institui o Plano Nacional de Cultura (PNC). O ato aconteceu durante uma Sessão Solene no Congresso Nacional, presidida pelo senador Renan Calheiros e pelo deputado Inocêncio de Oliveira e secretariada pela senadora Patrícia Saboya.

O evento contou com a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil, e demais dirigentes do MinC; do governador do Acre, Jorge Viana; e dos deputados Gilmar Machado - autor da proposta - e Paulo Delgado, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados; dentre outros parlamentares.

“Hojé é um dia histórico”, afirmou emocionado o ministro Gilberto Gil após a promulgação. “Os direitos culturais passam a ser protegidos pela Constituição Brasileira. A emenda que cria o Plano Nacional de Cultura é um instrumento que cria garantias para a cultura ser tratada como uma questão de Estado. O ministério está construindo um texto básico referencial. Estamos fazendo as conferências, construindo o Sistema Nacional de Cultura e dando vazão às Câmaras Setoriais. Depois de uma ampla consulta a toda a sociedade cultural brasileira, esperamos que já em 2006 o Plano Nacional de Cultura possa ser aprovado pelo Congresso Nacional.”
O presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros, também se pronunciou com muito otimismo: “Os direitos culturais passam agora a ser parte dos direitos fundamentais do cidadão brasileiro. Com o mesmo valor dos diretos sociais, educacionais e econômicos. Cultura agora é política de Estado. Teremos os instrumentos legais de defesa da cultura brasileira. A promulgação desta emenda é uma demonstração cristalina de que, apesar do momento político delicado, o parlamento brasileiro continua atendendo aos problemas brasileiros.”

Emenda Constitucional
De caráter plurianual, o PNC visa a promoção do desenvolvimento cultural do país e a integração das ações do poder público que conduzam à defesa e valorização do patrimônio cultural brasileiro, à produção, promoção e difusão de bens culturais, à formação de pessoal qualificado para a gestão da cultura em suas múltiplas dimensões, à democratização do acesso aos bens de cultura e à valorização da diversidade étnica e regional.

A Emenda Constitucional promulgada (nº 48/05) é oriunda da PEC 57/03. De acordo com texto justificativo da proposta, "a aprovação do PNC reafirma o fato de a cultura representar uma política estratégica para a emancipação da sociedade brasileira – política ditada por uma visão cultural inclusiva e participativa, de forma a promover uma época de desenvolvimento cultural com realização mais satisfatória das aspirações sociais de um país tão diverso e culturalmente amadurecido."

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)