Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Confusão sobre regra faz T. Silva não votar em Neymar para melhor do mundo

Uol - 20 de novembro de 2013 - 16:01

Na briga pelo prêmio inédito de melhor jogador do mundo, Neymar pode descartar o voto do capitão da seleção brasileira, mas não por falta de vontade. Inclinado a votar no companheiro, Thiago Silva foi "driblado" por um mau conselho, e com isso perdeu a chance de ajudar o amigo na disputa pelo prêmio, escolhendo Messi, Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo.

"Na verdade não preferi [votar nos estrangeiros]. Por ser brasileiro, fiquei sabendo que não poderia votar em outro brasileiro. Então, procurei seguir a mesma linha que tinha votado no ano passado, que foi Messi, Ibra e Cristiano Ronaldo", disse o zagueiro da seleção ao UOL Esporte na última terça, logo após a vitória do Brasil por 2 a 1 sobre o Chile.

Pelo atual regulamento, porém, Thiago Silva poderia ter votado em Neymar. Pelas novas regras da Fifa, que revolucionou o prêmio a partir de 2010, o único impedimento para os capitães é não poder votar em si mesmos.

"Capitães das seleções podem votar nos técnicos do país/clube que eles representam. Capitães e técnicos das seleções podem votar em jogadores do país/clube que eles representam. Capitães e técnicos das seleções não estão autorizados a votarem em si mesmos", diz o artigo 4 do regulamento da Bola de Ouro, disponível no site da Fifa.

A confusão é plausível, já que a regra tradicional da Fifa era diferente. As mudanças no sistema começaram a partir de 2010, quando a entidade se uniu à revista France Football, que até então promovia a Bola de Ouro, para criar um prêmio anual único. Até então, capitães, de fato, tinham de escolher jogadores de outra nacionalidade.

O voto de Thiago Silva foi revelado no último domingo, em uma entrevista ao site GloboEsporte.com. "O voto foi feito. Uma pena que não pude votar em brasileiros. Seria o Neymar o primeiro e eu me colocaria em segundo. Mudou pouco em relação ao ano passado. Coloquei o Messi em primeiro, o Ibra como segundo em função dos gols e o Cristiano Ronaldo em terceiro", explicou o zagueiro na ocasião.

Luiz Felipe Scolari, de quebra, também ficou de mãos abanando nessa disputa. Questionado pela reportagem, Thiago Silva revelou seu voto na eleição de melhor treinador de 2013. "Foi o do Bayern [Jupp Heynckes], que ganhou a Liga dos Campeões e teve uma grande participação", disse o jogador.

SIGA-NOS NO Google News